Setor de serviços registra quinta queda do ano em agosto, diz IBGE

Pesquisa aponta queda de 0,2% no mês em comparação com julho do mesmo ano. Indicador acumula alta de 0,5% em 2019

Houve queda de 1,4% frente a agosto do ano passado

Houve queda de 1,4% frente a agosto do ano passado

Donaldo Hadlich/Framephoto/Estadão Conteúdo – 30.06.2018

O setor de serviços registrou a quinta queda de 2019 no mês de agosto, segundo a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), divulgada nesta sexta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Foram registradas quedas nos meses de janeiro, março, maio, junho e agosto. 

Houve queda de 1,4% em agosto frente ao mesmo período de 2018, impulsionada pelo ramo de transportes e o setor de serviços profissionais, administrativos e complementares. Em contrapartida, a principal contribuição positiva ficou com o ramo de serviços de informação e comunicação, seguida de outros serviços e de serviços prestados às famílias.

De janeiro a agosto deste ano, o volume de serviços acumula alta de 0,5%. Nos últimos 12 meses, o indicador acumulou alta de 0,6%.

Julho para agosto de 2019

O volume de serviços também caiu em comparação a julho deste ano (-0,2%). Os setores que mais influenciaram o resultado foram de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; outros serviços e de serviços prestados às famílias. 

Já os serviços de informação e comunicação e os profissionais, administrativos e complementares registraram as únicas taxas positivas de agosto.