Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Site de transportadora de compras online expõe dados de clientes

A página da internet da Direct, empresa responsável pela entrega de produtos de grandes redes, tornou informações pessoais públicas 

Economia|Márcia Rodrigues, do R7

Site deixa públicos dados como endereço, telefone e produto comprado
Site deixa públicos dados como endereço, telefone e produto comprado Site deixa públicos dados como endereço, telefone e produto comprado

Consumidores que fizeram compras nos sites Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato tiveram seus dados expostos na página da internet do Direct, responsável pela entrega dos produtos, nos últimos anos. Tanto a empresa quanto as marcas são propriedades da companhia de comércio eletrônico B2W Digital.

Leia também: Como comprar em sites internacionais sem segredo

No site da Direct era possível saber informações sobre compras feitas nas lojas virtuais destas marcas por qualquer pessoa. Basta digitar o número do CPF e do CEP.

O R7 teve acesso aos dados de um cliente que viu sua lista de compras detalhada no Direct desde 2016. 

Publicidade

Confira: 

Na terça-feira (21), no entanto, ao pesquisar os dados para publicar a reportagem, o R7 viu que os dados foram fechados. No entanto, não é possível dizer que a solução é permanente.

Publicidade

A redação contatou a empresa no dia 16 de janeiro relatando o problema. 

Como funcionava?

Ao optar por digitar o CPF e não o número de remessa na primeira página, o consumidor conseguia descobrir:

Publicidade

• Nome completo;

• Endereço;

• Telefone;

• Preço do produto;

• Data da remessa; e

• Quem recebeu o produto com o nome e RG, além da assinatura

Advogados ouvidos pelo R7 consideram a exposição ilegal e arriscada para o consumidor. “

É muito fácil, hoje em dia, conseguir o CPF e CEP de qualquer pessoa. Expor o meu telefone celular, por exemplo, é uma invasão de privacidade. Tornar público meu endereço, data de entrega e o valor do produto que eu comprei pode me colocar em risco”, diz Alexandre Berthe Pinto, advogado especialista em direito do consumidor.

O advogado, que atua com frequência em casos de fraude, afirma que a maioria delas inicia com o acesso facilitado a informações básicas da vítima.

“Com os meus dados em mãos, a pessoa pode muito bem ligar para o Submarino e pedir para trocar o endereço de entrega, por exemplo”, diz.

A advogada Maria Inês Dolci, especialista na defesa do consumidor, concorda com Berthe sobre a fragilidade do sistema utilizado pela Direct e diz que tornar dados públicos infringe o CDC (Código de Defesa do Consumidor).

“O caso da Direct mostra a vulnerabilidade existente em relação ao processamento das informações do cliente. Ao acessar poucas páginas é possível ver tudo. As pessoas reclamam de celular clonado, por exemplo, mas isso acontece quando há acesso aos seus dados”, afirma Maria Inês.

Leia também: Governo quer coibir pirataria em comércio eletrônico

A advogada destaca que a nova Lei de Proteção de Dados, que entrará em vigor em agosto deste ano, também vem fortalecer o uso de informações pessoais nas relações, principalmente no mundo digital.

“A nova lei defende a transparência na coleta de dados, no compartilhamento e no processamento, inclusive no meio digital. Todos as informações precisam estar seguras e é necessário ter o controle, principalmente nos casos de compras digitais. ”

No caso do Direct, a advogada destaca que o simples fato de qualquer pessoa poder acompanhar o rastreamento do pedido do cliente pode permitir o desvio ou fraude, trocar o produto antes de chegar ao destino, por exemplo.

“A empresa tem de ser responsável por armazenar as informações que chegam no site e protegê-las. Quando isso não ocorre, a lei estabelece o ressarcimento individual e coletivo. A ré pode, inclusive, receber multa”, explica Maria Inês.

Leia também: CPF/CNPJ passa a ser obrigatório em compras internacionais

Mesmo antes de a Lei de Proteção de Dados entrar em vigor, o consumidor já está amparado pela Constituição Federal e pelo CDC, ressalta a advogada.

“A exposição desses dados viola a intimidade da vida privada. Tanto a Constituição quanto o CDC destacam a importância de se respeitar a vida privada. O CDC fala bastante sobre a harmonização das relações de consumo em vários artigos”, conta Maria Inês.

A Direct deve providenciar rapidamente o fechamento dessas informações e o consumidor que se sentir lesado pode, inclusive, entrar com ação na Justiça. “Para isso é preciso ter provas. Tirar foto do passo a passo, por exemplo, para mostrar a exposição dos dados sem a sua autorização. ”

A advogada aconselha o consumidor que teve seus dados expostos a entrar em contato com a Direct e pedir a retirada deles do site imediatamente.

Leia também: Por que usar dinheiro vivo é uma forma de gastar menos

O advogado Renato Falchet Guaracho, especialista em direito empresarial, ainda ressalta que o compartilhamento de informações por questão de uma parceria não é ilegal, mas a exposição dos dados pode tornar a marca que comercializou os produtos corresponsável pelo dano causado.

“O consumidor pode ingressar com uma ação incluindo as duas empresas como ré: Americanas.com e Direct, por exemplo”, orienta.

Outro lado

Procurada, a B2W, detentora das marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime, Sou Barato e da Direct, enviou a seguinte nota:

“As informações disponibilizadas no site da Direct são para consulta exclusiva dos clientes, que somente podem acessá-las por meio do preenchimento correto dos seus dados. Além disso, a companhia vem investindo constantemente em tecnologia para garantir a proteção das informações de clientes e parceiros".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.