Como comprar em sites internacionais sem segredo

Saiba mais sobre como comprar on-line de forma segura e prática, com comodidade e com preços convidativos

Divulgação

Um mundo inteiro de produtos a um clique de chegar na sua casa. Assim acontece quando você faz compras pela internet. As compras on-line já ultrapassaram as compras em lojas físicas e, cada vez mais, os consumidores têm aderido a esse tipo de transação. Além de ser mais cômoda, muitas vezes é, também, mais barata. 

Mas você sabe como fazer compras pela internet de forma prática, rápida e segura? Separamos para você algumas informações e dicas muito importantes para que você compre com tranquilidade e receba, na sua casa, produtos de qualquer lugar do planeta.

O grande barato da compra on-line é o preço

Divulgação

Muitas vezes, o que encarece um produto é toda a logística e gastos que uma loja física tem com a mercadoria para que possa operar. Com a compra on-line, elimina-se uma série de gastos, como transporte, armazenamento, ponto de venda, custo fixo, que deixam a mercadoria mais barata e acessível.

Por isso, engana-se quem pensa que o produto on-line é mais barato porque a qualidade é duvidosa. Pelo contrário, por ter uma maior rotatividade de produtos, já que o estoque pode ser menor, os produtos são mais novos e por um preço mais atrativo. E você ainda pode economizar com ofertas e descontos, usando o cupom Aliexpress em suas compras.

Como saber se o site é confiável?
Existem tantas opções de lojas virtuais quanto existem pessoas agindo de má-fé no comércio eletrônico. Por isso, é importante que você fique atento a alguns indícios de que o site de compras internacionais que está pesquisando para realizar seu pedido é realmente confiável.

Uma forma de descobrir se o site que você pretende realizar uma compra é fazer uma pesquisa rápida pela internet a respeito da avaliação de outros usuários em relação ao serviço e à entrega dos produtos.

Outra opção, mais confiável, é verificar se a loja on-line possui selos de confiança. Existem empresas que emitem selos de segurança para certificar e assegurar a confiabilidade de transações on-line. Dessa forma, você sabe que seus dados de pagamento estão protegidos e que o produto comprado chegará ao seu destino.

Como realizar pagamentos de compras on-line
Nem é preciso dizer que uma das principais vantagens de comprar pela internet é a praticidade em todo o processo. Mas, na hora de realizar o pagamento, muita gente fica em dúvida em relação ao uso do cartão de crédito, o frete internacional e o imposto de importação. 

Toda transação de compras realizadas em sites internacionais tem uma taxa de importação, que varia de acordo com valor da compra. Livros, jornais e produtos abaixo de 50 dólares não têm essa taxa, desde que comprados de pessoa física para pessoa física. Acima disso, é cobrada uma taxa de 60% do valor do produto.

O frete varia de loja para loja. Algumas lojas internacionais enviam seu produto na faixa, já outras, cobram taxas fixas ou de acordo com o valor do produto comprado, chegando, até a isenção do frete dependendo do quanto você gastou por lá.

Além disso, fique atento ao pagamento feito em cartão de crédito. Para fazer compras on-line no exterior, você precisa ter um cartão de crédito internacional. A compra é feita em reais, convertido para dólar no dia do fechamento da fatura, e ainda sofre uma taxa de IOF do cartão de crédito.

O que comprar pela internet?

Divulgação

Embora você encontre de tudo, acredite, absolutamente tudo, sendo vendido em sites na internet, existem alguns produtos que são os queridinhos de quem faz compras on-line. Artigos esportivos, produtos de beleza, perfumes, produtos eletrônicos e até móveis são destaque para quem quer a comodidade e a praticidade que o comércio on-line proporciona.

A vantagem é que alguns desses produtos são bem mais baratos no exterior, e, mesmo pagando os impostos e taxas de importação, compensa trazer de fora o item tão desejado. Além disso, você conta com a praticidade de fazer as buscas de preços somente on-line, sem precisar bater perna para encontrar o melhor valor.