Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tira-dúvidas IR: minha esposa se aposentou em outubro, ela ainda pode ser minha dependente? 

Qualquer pessoa pode enviar perguntas por email ao R7, que elas serão respondidas pelo site, em parceria com o CRCSP

Economia|Do R7

Casal precisa avaliar se vale a pena incluir esposa aposentada como dependente
Casal precisa avaliar se vale a pena incluir esposa aposentada como dependente Casal precisa avaliar se vale a pena incluir esposa aposentada como dependente

O R7, em parceria com o CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), responde a dúvidas dos contribuintes sobre o IR 2023. Para participar, basta enviar a pergunta por email, para economia-R7@sp.r7.com. O prazo para a entrega da declaração termina no dia 31 de maio.

Pergunta:sempre coloquei minha esposa como minha dependente nas declarações do Imposto de Renda, mas ela se aposentou em outubro de 2022 e passou a receber um salário mínimo por mês. Ainda posso mantê-la como minha dependente na declaração de 2023? (Helio Hamasaki)

Resposta: senhor Hélio, nada impede o senhor de manter sua esposa como sua dependente, porém, como agora ela tem os rendimentos de aposentadoria, é necessário fazer uma avaliação, pois o senhor deverá informar também os rendimentos dela no seu Imposto de Renda, que serão somados aos seus no ajuste anual.

Recomendo que seja feito um exercício comparativo, uma simulação da declaração em conjunto, com ela como dependente, e outra de cada um separadamente, para verificar qual opção é mais vantajosa para vocês, ou seja, aquela com o menor imposto a ser pago.

A declaração do Imposto de Renda 2023 pode ser realizada pelo aplicativo ou site Meu Imposto de Renda ou pelo Programa do IRPF 2023.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.