Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tira-dúvidas IR: O imposto que foi descontado em saque de plano de previdência pode ser restituído?

Qualquer pessoa pode enviar perguntas por email ao R7, que elas serão respondidas pelo site em parceria com o CRCSP

Economia|Do R7


É cobrado imposto em resgate de plano de previdência
É cobrado imposto em resgate de plano de previdência

O R7, em parceria com o CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), responde a dúvidas dos contribuintes sobre o Imposto de Renda 2023. Para participar, basta enviar a pergunta, com seu nome, por email, para economia-R7@sp.r7.com. O prazo para a entrega da declaração termina no dia 31 de maio.

Pergunta:Resgatei parte do saldo de um plano de previdência privada PGBL [Plano gerador de benefício livre] e tive descontado um valor de Imposto de Renda. É possível conseguir a restituição dessa quantia? (Fernando)

Resposta: Senhor Fernando, na sua declaração, esse imposto será considerado como uma antecipação de pagamento do imposto devido. Para saber se haverá restituição ou se vai ser preciso pagar complemento, é necessário informar na declaração do IR 2023 todas as demais receitas e despesas dedutíveis, para que o cálculo seja realizado com mais certeza.

A declaração do Imposto de Renda 2023 pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu Imposto de Renda, ou pelo Programa do IRPF 2023

Saiba quais são as mudanças no IR 2023 para quem paga pensão alimentícia:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.