Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tira-dúvidas IR: Posso atualizar na declaração deste ano o valor de um imóvel que foi reformado em 2014?

A reportagem do R7 recebe emails com perguntas de leitores do portal, que são respondidas em parceria com o CRCSP

Economia|Do R7


Benfeitoria em imóvel tem de ser comprovada
Benfeitoria em imóvel tem de ser comprovada

O R7 recebe, desde 15 de março, emails com dúvidas de contribuintes sobre a declaração do Imposto de Renda 2023, que foram respondidas em parceria com o CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo). A dois dias do fim do prazo para a transmissão à Receita, as questões podem ajudar quem ainda vai fazer a declaração. 

Pergunta:Gostaria de saber se, na declaração do IR deste ano, posso atualizar o valor de um imóvel, informando a reforma substancial realizada em 2014. Se não for assim, como devo fazer essa atualização, já que houve mudança na avaliação do imóvel? É preciso regularizar a situação com declarações retificadoras dos últimos cinco anos? (Paulo Carozzi)

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Resposta: Senhor Paulo, infelizmente não pode ser feito nenhum aumento do valor do seu imóvel por valorização de mercado. A única forma é, caso tenha sido realizada alguma benfeitoria [melhoria] no imóvel, evidenciar todos esses gastos na declaração e somá-los ao valor do bem. Nesses casos, é recomendado que se faça um controle de todos os gastos com a reforma, com o arquivamento de recibos e notas fiscais que comprovem esse aumento.

A declaração do Imposto de Renda 2023 pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu Imposto de Renda ou pelo Programa do IRPF 2023.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.