Tira-dúvidas IR: Sou autônomo e recebo pagamentos na minha conta pessoa física via Pix. Como declaro?
Série de reportagens do R7 recebe mensagens com perguntas de leitores e repassa dúvidas para especialistas responderem
Economia|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
Mais de nove milhões de pessoas já enviaram a documentação necessária para a declaração do Imposto de Renda 2024. Uma série de reportagens do R7 ajuda o contribuinte a tirar as principais dúvidas para evitar a dor de cabeça na hora de prestar contas com o Leão. Se você quer enviar alguma sugestão, basta enviar para as redes sociais do R7 ou da RECORD.
A dúvida de hoje é sobre trabalhadores autônomos que recebem pagamentos em Pix na conta de pessoa física. Segundo a Comissão de Normas Técnicas da Área Tributária do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, o primeiro passo é elaborar o livro caixa mensalmente com todos os valores recebidos no ano passado — livro caixa é um documento para fazer o controle dos fluxos financeiros de entradas e saídas do caixa.
Sou autônomo e recebo pagamentos via Pix na minha conta pessoa física. Como proceder com a declaração dos valores?
"Você deverá elaborar o livro caixa mensalmente com todos os valores recebidos no exercício de sua atividade. Esses valores estão sujeitos, de acordo com as tabelas, ao recolhimento de INSS e IRPF mensalmente, e na declaração de IRPF de ajuste anual deverão ser informados. A obrigatoriedade do pagamento não depende do tipo de atividade e nem da modalidade de recebimento.
As fichas deverão ser preenchidas de acordo com os recebimentos, se de pessoa física ou se de pessoa jurídica. Caso não tenha usado o livro caixa ou carnê leão para esse controle, importante tomar cuidado no preenchimento manual para alocar corretamente os rendimentos que serão tributáveis.
Com o livro caixa, no caso dos autônomos, é possível deduzir algumas despesas para fins do cálculo, como aluguel, energia e internet."
Imposto de Renda 2024
O prazo para declarar o Imposto de Renda 2024 termina em 31 de maio. Mesmo com muito tempo para enviar a documentação, o período de prestar contas pode ser estressante. Confira algumas informações importantes abaixo: