Tombini critica pessimismo dos agentes econômicos ao falar no Senado
Presidente do BC citou o crescimento do crédito e a redução da inadimplência
Economia|Da Agência Brasil
A percepção de muitos agentes econômicos ainda está mais pessimista do que a realidade dos números. A avaliação é do presidente do BC (Banco Central), Alexandre Tombini, em audiência pública na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado.
Segundo Tombini, os investimentos estão se expandindo, a taxa de desemprego está historicamente baixa e há geração de novos postos de trabalho. Ele citou também o crescimento do crédito, com redução da inadimplência e do comprometimento da renda das famílias.
— A indústria apresenta retomada gradual. O setor de serviços continua a se expandir, mas em ritmo menos intenso de que em anos anteriores. O setor agrícola continua a apresentar safras recordes.
O presidente do BC reforçou que a economia brasileira tem apresentado retomada gradual. Ele disse também que o BC atuará no combate à inflação como forma de ajudar a melhorar a confiança do setor produtivo e das famílias.
De acordo com Tombini, a inflação ainda está “em patamares desconfortáveis”, mas já retomou trajetória de declínio.
Segundo ele, a recente alta do dólar leva a aumento da pressão inflacionário no curto prazo. Por isso, o BC terá que conduzir a política monetária para evitar que haja transmissão da alta do dólar para a inflação.