Trabalhadores dos Correios encerram greve em Goiás
Nos 13 Estados em que há paralisação, o movimento está concentrado na distribuição
Economia|Do R7
De acordo com os Correios, terminou a greve dos trabalhadores de Goiás nesta quinta-feira (27). A empresa informou que os cerca de cem profissionais que haviam aderido à paralisação no Estado decidiram, em assembleia, encerrar a paralisação e retornar às atividades.
Os Correios afirmaram que 96% do efetivo no Brasil não participa da paralisação — o equivalente a 120.472 trabalhadores. Em nota, a empresa disse que “todas as agências estão abertas e todos os serviços, inclusive o SEDEX, estão disponíveis — com exceção dos serviços de entrega com hora marcada em algumas localidades”.
— No decorrer desta semana, cerca de 300 trabalhadores de outros Estados já haviam retornado às suas atividades normais.
Leia Economia e ajuste suas contas
Nos 13 Estados em que há paralisação deflagrada, o movimento está concentrado na área de distribuição — do total de 21.956 carteiros previstos para trabalhar hoje nesses Estados, estão paralisados 4.394 (20%).
Foram registradas 64 unidades em que a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares) não cumpriu a decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho) de manter efetivo mínimo de 40% por unidade. A multa é de R$ 50 mil por dia.
O TST irá decidir em julgamento se a paralisação é abusiva, em data a ser agendada, já que na audiência de conciliação de segunda-feira (24) não houve possibilidade de acordo — a representação dos trabalhadores recusou a proposta feita pelo Ministério Público do Trabalho.
Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia