Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vence nesta terça o IPVA à vista para veículos com placa final 2

O calendário com desconto de 9% segue até o dia 21 de janeiro, de acordo com o final de placa do veículo

Economia|Do R7

A consulta do valor pode ser feita em toda a rede bancária
A consulta do valor pode ser feita em toda a rede bancária A consulta do valor pode ser feita em toda a rede bancária

Vence nesta terça-feira (11) o prazo para o pagamento à vista e com desconto de 9% do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2022 para os veículos com final de placa 2.

A consulta do valor pode ser feita em toda a rede bancária ou diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/), bastando informar o número do Renavam.

Para aproveitar o desconto de 9%, os proprietários devem ficar atentos às datas de vencimento. O calendário de acordo com o final de placa dos veículos segue até o dia 21 de janeiro, considerando apenas os dias úteis (veja na tabela abaixo).

Também é possível quitar o IPVA em fevereiro, à vista, ou em cinco parcelas, de fevereiro a junho. Em ambos os casos, o desconto será de 5%.

Publicidade

Outra opção de pagamento é o parcelamento pelo cartão de crédito nas empresas credenciadas pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte.

Pagamento

Para efetuar o pagamento, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e realizar o recolhimento do tributo, através dos terminais de autoatendimento ou nos guichês de caixa.

Publicidade

O pagamento pode ser feito também pela internet ou via débito agendado, ou por meio de outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas.

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Publicidade

Os valores pagos ao correspondente bancário são repassados ao governo do estado de forma imediata, sem nenhum desconto nem encargo.

Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a secretaria pelo telefone 0800-0170110 (por telefone fixo), (11) 2450-6810 (exclusivo para chamadas por telefone móvel) e pelo canal Fale Conosco, no portal.fazenda.sp.gov.br.

O contribuinte que desejar também pode optar pelo licenciamento antecipado e realizar o pagamento independentemente do número final da placa do veículo. Para isso, é necessário quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA, e, se for o caso, multas de trânsito.

Calendário de vencimento do IPVA 2022

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.