Vendas de eletrodomésticos, móveis e roupas guiam alta do comércio em abril
Segmentos determinaram a quarta alta consecutiva do setor, mesmo com queda dos ramos de combustíveis e supermercados
Economia|Do R7

A quarta alta consecutiva do volume de vendas do comércio varejista em abril no Brasil (+0,9%) foi impulsionada pela comercialização de itens dos setores de móveis e eletrodomésticos (+2,3%) e tecidos, vestuário e calçados (+1,7%).
Os dados, divulgados nesta sexta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), indicam para o desempenho também positivo dos segmentos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (+0,4%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (+0,1%), mas em nível abaixo da expansão do setor na comparação com o mês de março.
Na contramão dos resultados positivos, os ramos de combustíveis e lubrificantes (-0,1%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,1%), livros, jornais, revistas e papelaria (-5,6%) e equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-6,7) fecharam o mês no vermelho.
“O resultado pendeu para o positivo influenciado pelo crescimento de Tecidos, vestuários e calçados e Móveis e eletrodomésticos. Hiper e supermercados tiveram queda, mas as atividades que cresceram têm peso alto também”, explica Cristiano Santos, gerente responsável pela pesquisa.