Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vendas do comércio reagem com ajuda da Black Friday em novembro

Houve crescimento de 2,9% nos negócios do setor, segunda maior alta registrada na série histórica da pesquisa, iniciada em 2000

Economia|Giuliana Saringer, do R7

Black Friday aumentou vendas em novembro de 2018
Black Friday aumentou vendas em novembro de 2018 Black Friday aumentou vendas em novembro de 2018

Após duas quedas mensais consecutivas, as vendas do varejo reagiram em novembro de 2018 com ajuda da Black Friday. A informação está na PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), divulgada nesta terça-feira (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Houve crescimento de 2,9% frente a outubro do mesmo ano. O resultado representa a segunda maior alta na série histórica, iniciada em 2000. 

A alta interrompeu duas taxas negativas consecutivas — de -1,1%, em outubro, e, de -0,7%, em setembro. Para a gerente da pesquisa do IBGE, Isabella Nunes, o resultado de novembro compensou a queda. "A recuperação fica evidente não só pela taxa expressiva, mas pelo perfil predominantemente positivo entre as atividades”, afirma. 

Os artigos de uso pessoal e doméstico (6,9%) foram os que tiveram maior volume de vendas em novembro — o setor engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, entre outros produtos. 

Publicidade

Os móveis e eletrodomésticos também foram itens bastante escolhidos pelos brasileiros, com crescimento de 5% nas vendas, seguidos dos artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,8%). Todos estes itens foram beneficiados pelas promoções anunciadas durante a Black Friday. 

Apenas os livros, jornais e papelaria (-1,9%) e os equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-0,2%) que registraram queda nas vendas. 

Publicidade

Novembro 2018 x novembro 2017

Em comparação com novembro do ano anterior, as vendas no varejo também mostraram melhor desempenho, com volume de vendas 4,4% maior.

Publicidade

Neste cenário, os artigos de uso pessoal e doméstico (16,9%), os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,1%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,8%) foram os que mais influenciaram a taxa do período. 

De janeiro a novembro de 2018, as vendas acumulam alta de 2,5%. A Bahia foi o Estado que teve maior volume de vendas em novembro de 2018 (8,7%), seguida de Rondônia (8,2%) e Maranhão (7,7%). Das 27 unidades da federação, apenas duas registraram recuo nas vendas no período: Tocantins (-0,5%) e Roraima (-0,1%).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.