Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vendas do comércio varejista têm 11º resultado positivo, diz IBGE

Taxa de fevereiro de 2018 registrou variação de 1,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior

Economia|Giuliana Saringer, do R7

Houve recuo em fevereiro se comparado com janeiro
Houve recuo em fevereiro se comparado com janeiro Houve recuo em fevereiro se comparado com janeiro

As vendas do comércio varejista registraram o 11º resultado positivo em fevereiro de 2018, segundo a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (12). 

O resultado positivo compara o mês do ano vigente com o mesmo mês do ano anterior. Este ano, a variação de fevereiro de 2017 e 2018 foi de 1,3%. 

O primeiro resultado positivo da série histórica foi registrado em abril de 2017, com variação de 1,7%. Desde então, todos os meses tiveram taxa positiva se comparado com o mesmo mês do ano anterior.

O setor de veículos e motos, partes e peças (20%) impulsionou o resultado positivo de fevereiro frente ao mesmo mês de 2017. Em seguida, aparecem artigos de uso pessoal e doméstico (8%) e os materiais de construção (6%). 

Publicidade

A categoria de combustíveis e lubrificantes (-7%) foi a maior queda do período, seguida dos tecidos, vestimentas e calçados e (-5,8%) e livros, jornais, revistas e papelarias (-5,6%). 

No acumulado de 12 meses, houve variação de 2,8%, mantendo a recuperação em curso desde outubro de 2016.

Publicidade

Recuo no mês de fevereiro

Em comparação com o mês de janeiro de 2018, as vendas do varejo sofreram leve recuo em fevereiro. Segundo o IBGE, a variação foi de -0,2%.

Os setores que ajudaram a compor o resultado do mês foram os tecidos, vestimentas e calçados (-1,7%), super e hipermercados (-1,5%) e os combustíveis e lubrificantes (-1,4%).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.