Vendas no varejo brasileiro crescem 0,8% em janeiro, diz IBGE
Na comparação com o primeiro mês de 2021, houve queda de 1,9%, sexta taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação
Economia|Do R7
Em janeiro de 2022, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,8% em relação ao mês anterior, após recuo de 1,9% em dezembro de 2021.
Frente a janeiro de 2021, o comércio varejista caiu 1,9%, sexta taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação. O indicador acumulado nos últimos doze meses registrou aumento de 1,3%.
No varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas variou -0,3% em relação a dezembro. Em relação a janeiro de 2021, o varejo ampliado caiu 1,5%, sexto resultado negativo consecutivo. O acumulado em doze meses registrou crescimento de 4,6%.
Cinco das oito atividades do varejo ficaram negativas em janeiro.
A alta de 0,8% no volume de vendas do comércio varejista na passagem de dezembro para janeiro teve predominância de taxas negativas, já que cinco das oito atividades pesquisadas tiveram menor desempenho: tecidos, vestuário e calçados (-3,9%); livros, jornais, revistas e papelaria (-2,0%); móveis e eletrodomésticos (-0,6%); combustíveis e lubrificantes (-0,4%); e híper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%).
Por outro lado, os setores de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,3%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,8%), e outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,4%) tiveram resultados positivos.