1ª fase da Fuvest: medicina e engenharia aeronáutica têm as notas de corte mais altas; confira
A maior nota de corte na ampla concorrência foi para o curso de medicina em São Paulo e em Ribeirão Preto: 79 pontos cada um
Educação|Do R7

A Fuvest, o vestibular da Universidade de São Paulo (USP), divulgou nesta quarta-feira (29) as notas de corte da primeira fase. A maior nota de corte na ampla concorrência foi para o curso de medicina em São Paulo e em Ribeirão Preto: 79 pontos cada um. Medicina em Bauru teve a terceira maior nota de corte: 77 pontos, seguido por engenharia aeronáutica em São Carlos, com 73 pontos; e psicologia e relações internacionais em São Paulo, com 69 pontos cada um. A lista completa está neste link.
A prova da Fuvest na primeira fase tinha 90 questões, e a maior nota foi de 88 pontos.
A menor nota de corte na ampla concorrência foi de 27 pontos, para os cursos de gerontologia; engenharia florestal; música; biblioteconomia e ciência da informação; e gestão ambiental.
A primeira fase do vestibular da Fuvest foi aplicada no dia 19 de novembro para cerca de 110 mil inscritos. A lista de aprovados para a segunda fase e os locais de prova serão divulgados nesta sexta-feira, 1º.
A segunda fase da Fuvest é dividida em dois dias de prova. No primeiro dia, serão cobradas dez questões dissertativas de português (gramática, interpretação de texto e literatura), além de uma redação dissertativa. Já no segundo dia de prova, são 12 questões dissertativas de disciplinas específicas, que têm relação com o curso escolhido pelo candidato.
Quem escolheu engenharia, por exemplo, terá de responder sobre matemática e física. Já quem optou por medicina terá questões de biologia e química. Algumas carreiras, como música, artes cênicas e artes visuais, têm ainda provas de habilidade específica. Elas serão realizadas entre 3 e 11 de janeiro de 2024.
De acordo com a Fuvest, medicina em São Paulo é o curso mais concorrido da USP, com 117,7 candidatos por vaga, seguido pelo mesmo curso em Ribeirão Preto, onde a disputa é de 86,6, e em Bauru, com 78,2.
A USP disponibiliza cotas para pessoas pretas, pardas, indígenas e que estudaram em escola pública. Do total de vagas oferecidas, 50% são para ampla concorrência e os outros 50% reservados para estudantes que fizeram o ensino médio de forma integral em escolas públicas. Entre as vagas reservadas para os cotistas de escolas públicas, 37,5% são para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
Maiores notas de corte da 1ª fase da Fuvest
• Medicina em São Paulo
Ampla concorrência: 79
Candidatos de escola pública: 73
Candidatos de escola pública − Grupo PPI: 64
• Medicina em Ribeirão Preto
Ampla concorrência: 79
Candidatos de escola pública: 72
Candidatos de escola pública − Grupo PPI: 58
• Medicina em Bauru
Ampla concorrência: 77
Candidatos de escola pública: 72
Candidatos de escola pública − Grupo PPI: 63
• Engenharia aeronáutica em São Carlos
Ampla concorrência: 73
Candidatos de escola pública: 59
Candidatos de escola pública − Grupo PPI: 38
• Psicologia em São Paulo
Ampla concorrência: 69
Candidatos de escola pública: 59
Candidatos de escola pública − Grupo PPI: 48
• Relações Internacionais
Ampla concorrência: 69
Candidatos de escola pública: 60
Candidatos de Escola pública − Grupo PPI: 48
• Psicologia em Ribeirão Preto
Ampla concorrência: 66
Candidatos de escola pública: 56
Candidatos de escola pública − Grupo PPI: 41
• Audiovisual
Ampla concorrência: 66
Candidatos de escola pública: 59
Candidatos de escola pública − Grupo PPI: 48















