11 de agosto: saiba por que é celebrado o Dia do Estudante
Data foi instituída em 1927 no país para comemorar o centenário de criação das faculdades de direito em São Paulo e Olinda
Educação|Karla Dunder, do R7

Sabe por que o dia 11 de agosto foi escolhido para ser o Dia do Estudante? A data é celebrada desde 1927 para comemorar o centenário de fundação dos primeiros cursos de direito do país. Por essa razão, nesta data também se comemora o Dia do Advogado.
Em 1827, o imperador Dom Pedro I autorizou a criação dos cursos de direito no largo São Francisco, em São Paulo, e em Olinda, Pernambuco. As faculdades foram responsáveis pela formação de futuros governantes e administradores do país.
Em 25 de janeiro de 1934, por meio de um decreto, a USP (Universidade de São Paulo) foi criada com a incorporação de instituições tradicionais como a Faculdade de Direito (1827) do Largo São Francisco, a Escola Politécnica (1894), a Escola Superior de Agricultura (1899) e a Faculdade de Medicina (1912).
Busque apoio profissional e de pessoas próximas Ter apoio psicológico é fundamental para aliviar a pressão e cuidar da saúde mental. "Lembre-se de que o Enem é uma etapa importante em sua jornada educacional, mas não define seu futuro", declara Mirthi...
Busque apoio profissional e de pessoas próximas Ter apoio psicológico é fundamental para aliviar a pressão e cuidar da saúde mental. "Lembre-se de que o Enem é uma etapa importante em sua jornada educacional, mas não define seu futuro", declara Mirthis. No Setembro Amarelo, mês destinado à conscientização da prevenção ao suicídio, saber lidar com as frustrações pode ajudar a superar as angústias *Sob supervisão de Vivian Masutti LEIA TAMBÉM: Mau ou mal? Professor fenômeno da internet aponta os sete erros de grafia mais comuns do português
Ao longo da história, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco também foi palco para uma série de movimentos políticos como o Abolicionismo, o Movimento Republicano e a campanha das Diretas Já!.
Em outros países, a data é comemorada no dia 17 de novembro como uma referência à resistência estudantil frente à ocupação nazista da Tchecoslováquia, em 1939.






















