Educação 6 a cada 10 professores se formaram via EAD, aponta estudo

6 a cada 10 professores se formaram via EAD, aponta estudo

Levantamento do Todos pela Educação foi feito com base nos dados do Censo da Educação Superior de 2010 a 2020  

Todos pela Educação: professores precisam ter vivência escolar para ter uma formação adequada

Todos pela Educação: professores precisam ter vivência escolar para ter uma formação adequada

Reprodução / Pixabay

Um estudo elaborado pelo Todos pela Educação com base nos dados do Censo da Educação Superior de 2010 a 2020 aponta que seis em cada dez professores se formaram via EAD (Ensino a Distância) na rede privada.

Entre is professores, 61,1% dos formados concluiu a graduação a distância. Se comparado aos demais cursos do ensino superior, esse número é 24,6%. Como aponta o levantamento, "a participação da EAD no total de concluintes de formação inicial de professores é mais que o dobro na comparação com outros cursos."

Segundo o levantamento, em dez anos, o número de estudantes que concluíram a graduação a distância aumentou 109,4%. O crescimento mais expressivo ocorreu nos últimos dois anos, período marcado pela pandemia de Covid-19. Neste período, os concluintes na modalidade presencial (tanto na rede pública como na rede privada) diminuíram, com queda mais acentuada justamente na rede privada presencial.

Em nota técnica, o Todos pela Educação considera "grave" a formação dos professores ser realizada a distância uma vez que os estudantes precisam de vivência no ambiente escolar com simulações reais do que ocorre em sala de aula:

"Torna-se fundamental que o Ministério da Educação aprimore os processos avaliativos e regulatórios dos cursos de formação de professores, para ficar mais claro qual o impacto para a Educação brasileira da principal estratégia de formação de professores no país ser a expansão da Educação a Distância, modalidade que vai na contramão do que as pesquisas e boas experiências educacionais indicam ser o mais adequado."

Últimas