Ajuda para mães que vão prestar Enem completa um mês com 200 voluntárias
Projeto oferece cuidados aos filhos e atendimento psicológico gratuito a candidatas
Educação|Giorgia Cavicchioli, do R7

A organização da rede colaborativa que vai dar apoio a mães que prestarão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) completou um mês nesta segunda-feira (12). Cerca de 200 pessoas, em 19 Estados, se candidataram para participar do projeto, que prevê desde o cuidado dos filhos das candidatas durante o período da prova até ajuda psicológica para o teste.
A ideia veio de uma corrente que estava sendo feita no Facebook. Mulheres estavam se disponibilizando a ajudar as mães que vão fazer o Enem. Então, a jornalista Fernanda Vicente pensou que poderia colaborar ainda mais. Ela criou uma página na rede social chamada "Mães do Enem" e abriu uma lista para organizar todas as mulheres que queriam ajudar.
— Pensei que iria ter umas 30, 40 voluntárias. Mas, a cada minuto, chegavam mais e mais mulheres nos comentários e no meu inbox querendo ajudar.
Com apoio da advogada Ana Bavon, o projeto conta com uma assistência jurídica necessária para colocar a ideia em prática. Ela criou fichas de cadastro de interesse que são enviadas para as mães. Além disso, também foi feito um termo de responsabilidade que é assinada pelas duas partes. Assim, é fechada a parceria entre elas.
Segundo Fernanda, esse tipo de ajuda é importante porque “nem sempre as mulheres contam com o apoio do pai da criança ou ajuda de algum parente”. O processo é simples: a mãe que precisar de uma voluntária para ajudar envia um e-mail para o projeto. Depois, ela recebe uma ficha de interesse de uma voluntária. Quando elas fecham a parceria, é enviado um termo de responsabilidade para que ambas assinem.
Na Baixada Santista, por exemplo, já está sendo organizada uma creche para as crianças. O local chama Espaço Partejar, que disponibilizou o local para os dias da prova. Já estão sendo planejadas diversas atividades para as crianças enquanto as mães estão fazendo a prova.
A mãe que precisar de ajuda psicológica pode mandar um e-mail para maesnoenemajuda@gmail.com. Já as mulheres que quiserem ser voluntárias ou quiserem ajuda no dia da prova podem mandar um e-mail para maesnoenem@gmail.com.