Alunos de Etecs e Fatecs ganham bolsas de pesquisa do CNPq
Estudo terá duração de um ano e serão realizados sob orientação de professores da Faculdade de Tecnologia
Educação|Do R7
O Pibiti (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) divulgou a lista dos contemplados, com bolsas de iniciação científica pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Ao todo seis estudantes de Etecs (Escolas Técnicas) e 26 alunos de Fatecs (Faculdades de Tecnologia), foram beneficiados. O ciclo de pesquisas disponibilizado aos jovens terá duração de um ano e serão realizados sob orientação dos professores das Fatecs.
Leia também
Os estudantes contemplados apresentam as pesquisas no Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica, realizado anualmente pela instituição. Um exemplo de pesquisa aprovada para o Pibiti é a utilização de inteligência artificial e técnicas de processamento de imagens para classificação da cobertura e utilização do solo. Desenvolvida pelo estudante Thales Kerber, será orientada pelo professor Fabrício de Carvalho, ambos da Fatec São José dos Campos (SP).
Já no Pibic, se encontra um aplicativo para gerenciamento de hortas escolares desenvolvido na Etec Professora Maria Cristina Medeiros, localizada em Ribeirão Pires, região do ABC Paulista. O autor da pesquisa é o aluno Pedro Costa, que será orientado pelo professor da Fatec Barueri (SP), Marcelo Okano.
A lista completa do Pibic (Etec) e Pibiti (Fatec) pode ser consultada na internet.