Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Alunos denunciam pichações racistas em banheiro da Unesp

Alunas tiveram os nomes escritos nas paredes ao lado de ofensas e termos chulos

Educação|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Ofensas foram deixadas em banheiro do departamento de comunicação
Ofensas foram deixadas em banheiro do departamento de comunicação

Estudantes encontraram pichações com teor racista e homofóbico, nesta segunda-feira (30), no banheiro masculino do Departamento de Comunicação Social da Unesp (Universidade Estadual Paulista), câmpus de Bauru, interior de São Paulo. Os alvos foram alunas que integram o coletivo feminino da faculdade, criado para discutir machismo, racismo, gordofobia e relacionamento abusivo na universidade.

Três alunas tiveram os nomes grafados nas paredes do banheiro, ao lado de ofensas e termos chulos. Junto ao nome de uma delas foi escrito "preta fedida". Há uma semana, a Unesp apresentou relatório final de um processo interno que investigou outra ocorrência de pichações racistas, em julho deste ano, que tiveram como alvo principal o professor Juarez Xavier, coordenador do curso de Jornalismo e do Nupe (Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão). O relatório foi concluído com um pedido de desculpas da Unesp ao professor e aos alunos negros.


O novo episódio levou o professor a se posicionar em seu perfil no Facebook, afirmando que "o fascismo volta a mostrar a cara na Unesp/Bauru" e que as ações "ofendem nossa consciência política e social".

Pichação homofóbica é encontrada em banheiro de faculdade de direito


A aluna Nathalia Rocha, uma das ofendidas, lamentou a atitude "machista, racista e covarde" dos autores das pichações.

— Desta vez a covardia foi direcionada a três grupos e às minorias. O coletivo se reúne contra várias fobias e isso incomoda.


De acordo com Xavier, as pichações foram registradas e o caso deve ser levado à administração do câmpus.

— Vamos decidir o que fazer e também encaminhar essa questão para o debate.


A chefe do Departamento de Comunicação Social, Maria Eugenia Porem, vai convocar os docentes e representantes dos alunos para uma ação conjunta contra esse tipo de crime.

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.