Cai número de inscritos para o vestibular 2022 da Unicamp
Mas houve aumento de estudantes de escolas públicas; locais de prova da primeira fase serão divulgados no dia 25
Educação|Do R7
A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) divulgou nesta terça-feira (28) o total de inscritos para o Vestibular Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) 2022 e a relação candidatos-vaga por curso. Segundo os organizadores, houve queda no número de candidatos inscritos, mas o vestibular manteve o índice de cerca de um terço de alunos oriundos de escolas públicas e o percentual de estudantes autodeclarados pretos e pardos próximo dos 20%.
Leia também
Estão inscritos no processo 63.297 candidatos, que concorrerão a 2.540 vagas em 69 cursos de graduação. No ano passado, a Comvest havia registrado um recorde histórico de 77.653 inscritos. A comissão anunciou que os locais de prova da primeira fase serão divulgados no dia 25 de outubro.
As dez carreiras mais procuradas no vestibular são: Medicina; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Engenharia da Computação; Comunicação Social-Midialogia; Farmácia; Enfermagem; Ciências Econômicas (Integral e Noturno) e História. A relação candidatos-vaga geral passou de 24% para 24,9% neste ano.
Inclusão social
O percentual de alunos de escolas públicas registrado foi de 30,5%. O índice de candidatos autodeclarados pretos e pardos ficou em 19,1% e o percentual de estudantes que fizeram a opção pelas cotas étnico-raciais foi de 10,7% do total de inscritos no Vestibular Unicamp 2022. O percentual de estudantes que foram beneficiados pela isenção da taxa de inscrição está entre os maiores dos últimos anos, com 11,5% do total de candidatos, o que representa 7.267 inscritos.