Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Candidato do Enem avalia prova deste domingo: 'Muita informação'

Alan Maicon diz que foi preciso ler os textos com muita atenção para assinalar a melhor alternativa entre as cinco possíveis

Educação|Sofia Pilagallo*, do R7

Estudantes participam do Enem 2021
Estudantes participam do Enem 2021 Estudantes participam do Enem 2021

A pouco mais de uma hora para se dar por encerrada a primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizada neste domingo (21), alguns candidatos já saíram do local de prova e podem agora respirar aliviados. Esse é o caso do estudante do 3º ano do ensino médio Alan Maicon, 18 anos, da cidade de Brusque, Santa Catarina. Prestando o exame pela segunda vez — sendo esta a primeira para valer —, ele sonha com uma vaga em fisioterapia na Unifebe (Centro Universitário de Brusque).

Para Maicon, a prova deste domingo — que compreende as disciplinas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias — foi "um pouco difícil", pois os textos disponibilizados para a resolução das questões continham muitas informações e era preciso ler cada um deles com muita atenção para não cometer erros. A principal dificuldade do jovem foi interpretá-los de forma clara e assinalar a melhor alternativa entre as cinco possíveis.

Maicon quer ser fisioterapeuta
Maicon quer ser fisioterapeuta Maicon quer ser fisioterapeuta

"Os textos grandes eram bem difíceis de interpretar pelo fato de ter muita informação. Aí, quando você vai assinalar sua resposta, sempre tem aquela que você acha que é, mas fica na dúvida", afirma.

Maicon, um amante dos livros, conta que a parte do exame na qual teve maior facilidade foram as questões de literatura e inglês. O hábito da leitura, é claro, também o ajudou na redação, que teve como tema "Invisibilidade e registro civil", conforme divulgou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no Twitter, pouco tempo depois do início da prova. Nas redes sociais, internautas afirmaram achar o assunto de extrema complexidade, e muitos chegaram até mesmo a comparar o tema proposto a uma tese de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Publicidade

"Eu escrevo bem, então acho que consegui ter um bom desempenho", diz Maicon. "Achei o tema bastante curioso. Não sabia que havia tantas pessoas sem registro no Brasil. Fiz a conta e deu cerca de 1 milhão e 600 mil pessoas."

Confira abaixo alguns tuítes sobre a primeira etapa do Enem:

*Estagiária do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.