Celular e boné: saiba o que é proibido nas provas do Enem
Participantes devem ficar atentos para não serem desclassificados no dia do exame; veja o que pode e o que não pode usar
Educação|Karla Dunder, do R7
Vai fazer as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos próximos domingos, dias 13 e 20? Saiba o que é proibido usar e fazer nos dias do exame.
Os candidatos devem ficar atentos às regras do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame, para evitar a desclassificação. Usar boné, gorro, chapéu ou qualquer item do vestuário que cubra cabelo e orelha é proibido.
Além disso, no dia do exame, os participantes não podem consultar nem carregar livros, apostilas ou qualquer impresso.
Anotação nas folhas de provas, entregues pela equipe de aplicação do exame, só pode ser iniciada depois da autorização do aplicador.
Sair da sala para ir ao banheiro, somente com autorização e com acompanhamento de um fiscal. Deixar a sala antes de duas horas do início do exame também elimina o participante.
No dia da prova, nada de conversa fora de hora. Só é permitido ao participante se comunicar com o fiscal ou aplicador da prova. Qualquer tipo de comunicação com outra pessoa após às 13h (horário de Brasília), depois do fechamento dos portões, pode ser considerada perturbação no local de aplicação da prova.
É proibido, ainda, deixar o local com o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho. O Caderno de Questões só poderá ser levado pelo candidato que sair em definitivo da sala nos 30 minutos que antecedem o término das provas.
Caneta azul? Jamais
Somente a caneta esferográfica de tinta preta produzida em tubo transparente é permitida na sala de prova.
Atenção: se o participante for flagrado com lápis, caneta de material não transparente, manuais, impressos, anotações ou quaisquer outros dispositivos eletrônicos, será eliminado.
Celular e dispositivos eletrônicos
O aparelho de telefone celular pode ser levado, mas deve estar desligado e ser guardado dentro do envelope porta-objetos, lacrado e identificado, até que o participante saia definitivamente do local de provas.
Se o aparelho emitir qualquer som, incluindo toque ou alarme, mesmo que dentro do porta-objeto, o participante será eliminado. Portanto, o ideal é desligar o aparelho celular. O mesmo vale para relógio, deve ficar guardado no envelope e sem sinal sonoro.