Educação Centro universitário é referência na formação de profissionais na área da Tecnologia em Recife

Centro universitário é referência na formação de profissionais na área da Tecnologia em Recife

Com o Porto Digital, um dos principais parques de inovação do Brasil, cidade pernambucana tem se destacado no cenário nacional.

  • Educação | Do R7 Conteúdo e Marca

A UNINASSAU disponibiliza dezenas de cursos na área de Tecnologia, nas modalidades presencial e EaD (Educação a Distância).

A UNINASSAU disponibiliza dezenas de cursos na área de Tecnologia, nas modalidades presencial e EaD (Educação a Distância).

Crédito: UNINASSAU

A cidade de Recife se consolidou como a capital que possui mais alunos de Tecnologia no Brasil, de acordo com dados do Censo de Ensino Superior 2021, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC).

Os cursos avaliados foram Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia da Computação, Jogos Digitais, Segurança da Informação, Sistemas para Internet e Sistemas de Informação.

A capital pernambucana tem 408 estudantes de TI a cada 100 mil habitantes. A segunda colocada no ranking, Florianópolis, possui 343. Em 2021, o número de alunos na área chegou a 6.746 em Recife, segundo o Censo.

Parte desses universitários foi beneficiada pelo Embarque Digital, programa educacional da Prefeitura de Recife criado para formar profissionais. A UNINASSAU, centro universitário referência no país e que faz parte do grupo Ser Educacional, um dos maiores do Brasil, é parceira do programa.

Formação de profissionais

O diretor da área de Tecnologia da UNINASSAU, Hesdras Viana, explica que os participantes do projeto têm como opção fazer o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na instituição de ensino, usufruindo de todos os diferenciais do centro universitário. “Toda formação é feita por nós, e há uma disciplina por semestre, a residência tecnológica, quando ocorre uma interface com o Porto Digital do Recife. É neste momento que os alunos se conectam com as empresas”, diz Viana.

Localizado na capital de Pernambuco, o Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil.

A UNINASSAU disponibiliza dezenas de cursos na área de Tecnologia, nas modalidades presencial e EaD (Educação a Distância). Bacharelados como Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação, e também os cursos superiores de tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Game Design, Internet das Coisas, Coding, Digital Security, Data Science, entre outros). 

Viana elenca os diferenciais dos cursos de Tecnologia da UNINASSAU:

- “Criamos uma escola de tecnologia, a Singular Tech School, onde alinhamos o mercado com a academia inserindo as principais big techs do mundo na formação do discente”;

- “Mudamos toda a matriz curricular, com curadoria das big techs”;

- “Criamos cursos de graduação como Internet das Coisas e Game Design”;

- “Montamos um time profissional de esportes eletrônicos, com uma sala exclusiva para treinamento”;

A UNINASSAU também criou a AMADOK, uma escola de tecnologia para mulheres. Já na V3l0z, uma academia de desenvolvedores, o aluno pode ganhar experiência profissional desenvolvendo aplicativos dentro da UNINASSAU. Além disso, por meio de acordo do centro universitário com empresas do setor, o aluno pode participar de processos seletivos exclusivos.

“Tudo isso impactou na trabalhabilidade dos nossos alunos. Segundo uma pesquisa interna que fizemos no final de 2022, mais de 90% dos alunos a partir do 4º período estão no mercado e atuando na área”, revela Viana.

Clique aqui e saiba mais sobre os cursos da UNINASSAU e formas de ingresso.

Últimas