Logo R7.com
RecordPlus
Educação

‘CNU dos Professores’: inscrições começam nesta segunda-feira

Valor da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente é de R$ 85, para não isentos; prazo termina em 25 de julho

Educação|Da Agência Brasil

  • Google News
Ministério da Educação, por meio do Inep, aplicará a primeira edição da PND em 26 de outubro Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente começam nesta segunda-feira (14), exclusivamente pelo Sistema PND, disponível no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O prazo termina no dia 25 deste mês.

💵 O valor da taxa de inscrição para o chamado CNU dos Professores é de R$ 85, para não isentos.


Veja mais

Na sexta-feira (11), o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que tem boas expectativas para o número de docentes interessados em participar da primeira edição da prova, que poderá ser usada em concursos e seleções estaduais e municipais em 2026 como etapa única ou complementar de entrada no magistério público.

🖥️ CLIQUE AQUI PARA FAZER A INSCRIÇÃO


O ministro destacou a adesão de mais de 80% dos estados à prova — apelidada de CNU dos Professores —, em 2025, e citou os objetivos da PND como parte da estratégia do Programa Mais Professores para o Brasil do governo federal.

“Vai ser um passo importante para reconhecer e melhorar a qualidade dos profissionais nas redes da educação básica brasileira e uniformizar e garantir que os municípios dos estados brasileiros possam ter critérios mais padronizados de seleção dos seus professores. Que esse exame possa ser uma etapa importante para os municípios”, afirmou Santana.


O valor da taxa ainda será divulgado pelo Inep em edital próprio. As redes públicas de ensino poderão optar por usar os resultados como mecanismo único ou complementar de seleção de professores da educação básica.

A iniciativa do MEC (Ministério da Educação) pretende estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores qualificados nas redes públicas de ensino de estados e municípios.


A pasta aponta que as seleções de professores para o magistério ocorrem, em média, a cada sete anos e meio nas redes municipais e a cada cinco anos nas estaduais.

Fique por dentro das principais de educação no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.