Educação Confira a lista de convocados para a segunda fase da Fuvest

Confira a lista de convocados para a segunda fase da Fuvest

Candidatos farão as provas nos dias 21 e 22 de fevereiro e concorrem a mais de 11 mil vagas na Universidade de São Paulo

  • Educação | Do R7

Fuvest divulgou nesta segunda a lista dos convocados para a segunda fase do vestibular

Fuvest divulgou nesta segunda a lista dos convocados para a segunda fase do vestibular

Leandro Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo – 10.01.2021

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) divulgou nesta segunda-feira (1º) os nomes dos convocados para a segunda fase do vestibular, que será realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro. Confira a lista no site da Fundação.

Ao todo, 33.315 candidatos foram aprovados na 1ª fase. Os aprovados podem também conferir os locais de prova

São oferecidas 11.147 vagas, das quais 8.242 destinadas para seleção pelo vestibular. As outras 2.905 vagas para ingresso na Universidade de São Paulo são para estudantes pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada/Enem).

Dos aprovados para a segunda fase, 21.262 foram convocados para a modalidade AC (Ampla Concorrência), 8.997 para a modalidade Ação Afirmativa EP e 3.056 para a Ação Afirmativa PPI. AC corresponde a vagas disponibilizadas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum outro pré-requisito, enquanto Ação Afirmativa EP corresponde a vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras. Já a modalidade Ação Afirmativa PPI corresponde a vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Na segunda fase, as provas têm quatro horas de duração para responder a questões discursivas. A primeira prova será igual para todos os candidatos, que deverão responder a questões de português e escrever uma redação. A segunda prova será formada por questões de disciplinas relacionadas à carreira escolhida.

Ainda no mês de fevereiro, entre os dias 23 e 27, ocorrem as provas de habilidades específicas dos cursos de Música e Artes Cênicas. 

Nota de corte

As carreiras que tiveram notas mínimas mais altas no Concurso Vestibular 2021 foram Medicina em São Paulo, com 83 pontos, Medicina em Ribeirão Preto, com 81 pontos, Medicina em Bauru, com 78 pontos, e Engenharia Aeronáutica em São Carlos, com 71 pontos.

São convocados para a 2ª fase os candidatos mais bem classificados, em número correspondente a quatro vezes a quantidade de vagas da carreira e modalidade de concorrência. Os estudantes que obtiverem menos de 30% do valor da prova da 1ª fase serão eliminados do vestibular e não poderão participar da 2ª fase. Para 90 questões, 30% correspondem a 27 acertos.

Neste ano, por causa da pandemia de covid-19, segundo a Fuvest, a prova teve um aspecto mais acessível, o que resultou na elevação de notas mínimas. Na 1ª fase do vestibular, um candidato fez 90 pontos e seis candidatos tiveram 89 acertos.

Cuidados no dia da prova

O candidato deve usar máscara o tempo todo. Os portões serão abertos ao meio-dia para evitar aglomerações.

Ao transitar pela escola, recomenda-se distância de 1,5 m dos demais candidatos. Ao entrar na sala, um fiscal usará máscara e face shield. Não é necessário entregar o RG nas mãos do fiscal, apenas mostrar o documento para conferência.

O candidato deve higienizar a mesa com o sachê de tecido embebido em álcool 70% que estará sobre a mesa. É preciso levar uma caneta esferográfica de tinta azul. Só será permitido abaixar a máscara na sala para o reconhecimento facial e para a ingestão de água. 

A saída definitiva da escola poderá ocorrer somente a partir das 16h.

Se o candidato estiver com sintomas de covid-19, suspeita ou teve contato próximo com doente, deve procurar assistência médica e não comparecer ao local de prova.

Últimas