Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Conheça profissões que você nunca sonhou, mas seus filhos vão seguir

Especialistas destacam quais as tendências no mercado e como ajudar adolescentes escolherem uma carreira em um mundo em constante mudança

Educação|Karla Dunder, do R7

Dominar a tecnologia com criatividade é a chave do sucesso para o futuro
Dominar a tecnologia com criatividade é a chave do sucesso para o futuro

Muito provavelmente seu filho vai escolher uma carreira que você nunca sonhou e talvez nem saiba que exista. Para ajudar a orientar os estudantes neste momento, o R7 ouviu especialistas para saber quais são as profissões do futuro e como se preparar para elas.

“Sempre oriento meus alunos a responderem a seguinte pergunta: eu posso ser substituído por um robô? Se a resposta for sim, talvez essa não seja uma boa carreira para seguir no futuro”, avalia o professor José Ronaldo Vieira de Almeida Júnior, docente da área de TI no Senac São Paulo.

Saber usar a tecnologia, trabalhar de maneira criativa, entender a utilização de dados são habilidades mais que necessárias nos próximos anos. “Vivemos em um mundo acelerado, as necessidades humanas sofrem alterações constantemente e a cada uma dessas modificações surgem novas possibilidades, é preciso ficar atento e sensível às novas demandas”, explica Carla Carvalho, psicóloga e assessora de carreira da Catho.

Um exemplo que alia criatividade e tecnologia e que mudou muito ao longo dos anos é o mercado de games. Para a geração dos anos 80 e 90, os jogos eram apenas distração, hoje é uma indústria. “Os games são utilizados como ferramenta para o Ensino à Distância e em treinamento de empresas, é um mercado muito mais amplo do que se imagina”, diz Almeida Júnior.


A indústria da moda segue nessa linha. Criação de estampas exclusivas por meio de softwares e uso de impressoras 3D para a confecção de acessórios como brincos, por exemplo, ganham cada vez mais espaço no mercado.

E neste mundo em constante mudanças, como ajudar um adolescente a escolher qual profissão seguir? Para Carla, essa é uma fase complexa. Primeiro ponto é o autoconhecimento, muito mais que trabalhar em uma profissão tendência é necessário ter pontos de conexão com ela. “O jovem deve levantar competências, fazer testes de aptidões para que conheça as fraquezas e potencialidades de seu perfil”, diz.


“Também é preciso se dedicar a pesquisar as áreas e tendências de mercado. Ler sobre a profissão, participar de simpósios e feiras e falar com professores e profissionais da área é muito importante para conhecer mais de perto a realidade da profissão e, por fim, escolher algo que se identifica é o grande segredo.”

E quais são as apostas para o futuro? O R7,com a ajuda da psicóloga Carla Cavalho, fez uma seleção para ajudar a conhecer as tendências dos próximos anos:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.