Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Contagem regressiva para os vestibulares, veja como se preparar

Janeiro será uma verdadeira maratona de provas para os estudantes, saiba como manter o controle emocional neste mês 

Educação|Karla Dunder, do R7

Maratona de vestibulares e Enem podem gerar ansiedade
Maratona de vestibulares e Enem podem gerar ansiedade

Os principais vestibulares e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tiveram de alterar a data do calendário em função da pandemia de coronavírus. Boa parte das provas estão concentradas neste mês de janeiro, a começar na quarta-feira (6) e quinta-feira (7) com a primeira fase do vestibular da Unicamp. O R7 dá algumas dicas para controlar a ansiedade neste longo mês.

A Fuvest está marcada para o dia 10 e o Enem vem na sequência, 17 e 24 de janeiro na versão impressa. As avaliações digitais serãonos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. O Exame é a porta de entrada para diversas instituições de ensino superior.

Leia também

Além das provas, os estudantes precisam lidar com a ansiedade gerada por toda a instabilidade da pandemia, como as aulas remotas. Para ajudar a administrar o emocional, os coordenadores do curso Poliedro dão algumas dicas:

Não mude a rotina - Abrir mão dos estudos ou investir esforços muito maiores pode impactar no desempenho do estudante, seja pelo esquecimento do conteúdo ou pelo cansaço. O ideal é manter o ritmo e aproveitar os dias para a revisão. Assim, pode entender possíveis pontos de defasagem e as habilidades conquistadas ao longo do período.


Busque o bem-estar emocional - Conversar com os amigos e com profissionais de Orientação Educacional pode ajudar bastante, assim como praticar atividades físicas. Organize sua agenda incluindo momentos de lazer de forma regular. Na véspera da prova, confie no estudo e nas estratégias desenvolvidas ao longo do ano. Passe o dia com as pessoas de quem gosta e tenha uma boa noite de sono. Ferramentas e atividades como psicoterapia, aulas de yoga e meditação e exercícios de respiração e concentração também podem auxiliar os vestibulandos neste momento. Mesmo sem encontros presenciais, é possível participar de grupos online que auxiliam bastante no relaxamento e aumentam o potencial de concentração dos estudantes.

Converse com a Orientação Educacional de sua instituição de ensino - As instituições educacionais podem ajudar a aliviar a tensão proporcionada pelo momento por meio de intervenções individuais, que visam a entender a situação enfrentada pelo aluno e as melhores formas para lidar com ela, ou por meio da criação de grupos de conversas motivacionais. Também podem indicar os melhores caminhos a se seguir na reta final de estudos e fazer considerações relevantes para que cada aluno conquiste seu objetivo.


Na véspera das provas, entenda qual estratégia de estudo te passa maior segurança - Os perfis dos alunos variam. Alguns preferem estudar até a véspera do vestibular. Outros, se sentem melhor fazendo algumas pausas para o descanso e para melhor concentração. Não existe uma única regra. O estudante precisa entender com qual estratégia irá se sentir mais seguro e confiante. Consequentemente, as chances de obter um melhor desempenho são maiores.

Se na hora da prova der branco, pare e respire - É normal que a ansiedade e o nervosismo apareçam na hora da prova, afetando, inclusive, o desempenho da memória. Mas fique calmo! Pare alguns minutos e tente analisar a situação. Lembre-se do seu esforço e da preparação ao longo do ano e de todos os profissionais que acompanharam sua trajetória. Tire um tempo para retomar o controle do seu corpo. Feche os olhos e concentre-se em sua respiração, esquecendo todo o resto.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.