Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Copa do Mundo de robôs treina máquinas para vencerem seleção campeã do mundial da FIFA em 2050 

O evento ocorre pela primeira vez na América do Sul; universidades de 45 países participam  

Educação|Do R7

  • Google News
Robôs livres de controles remotos disputarão campeonato de futebol em times representados por universidades
Robôs livres de controles remotos disputarão campeonato de futebol em times representados por universidades

Em 2050, um time de futebol composto por robôs humanoides totalmente autônomos jogará contra a seleção vencedora da Copa do Mundo da FIFA (Federação Internacional de Futebol, sigla em inglês). E mais: ganhará.

Isso pode parecer ficção científica para população em geral, mas para os 4.000 estudantes e pesquisadores que participam da RoboCup (Copa de Robôs) 2014, trata-se apenas de uma questão de tempo.


Professores deveriam jogar mais videogame, diz criador da Atari

Após ter sido anfitrião da Copa do Mundo da FIFA, o Brasil se prepara para receber a RoboCup entre os dias 19 e 25 de julho, na Paraíba. Essa é a primeira vez que o evento internacional ocorre na América do Sul.


Segundo os organizadores, desde que a RoboCup foi criada, em 1997, seu objetivo é estimular estudos na área da robótica que permitam a partida entre robôs e o time de humanos da seleção campeão da Copa em 2050.

Partidas


Durante seis dias, robôs totalmente independentes e livres de controles remotos disputarão um campeonato de futebol em times representados pelas universidades dos 45 paíse que participam do evento.

Os robôs devem obedecer às mesmas regras de um jogo de futebol convencional, com dois tempos, chutes, marcação de gols, de faltas e até cobrança de lateral – um grande desafio técnico. Os jogos serão observados por um juiz humano, muitas vezes com o auxílio de um juiz robô.


73% das crianças de 3 a 5 anos já utilizam algum aplicativo educacional, diz pesquisa

Além dos jogos, o evento terá oficinas de robótica direcionadas a professores da rede pública de ensino. A ideia é mostrar aos docentes como robôs podem ser usados em sala de aula de forma lúdica para ensinar e despertar os alunos para a ciência.

No último dia do evento, um simpósio encerrará as atividades com apresentações de trabalhos acadêmicos de pesquisa de ponta e uma palestra do cientista australiano Rodney Brooks, professor emérito do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, sigla em inglês) e fundador da iRobot.

Idealização

A RoboCup 2014 é organizada por professores voluntários do mundo todo. A edição de 2014 é um evento oficial do Ministério do Esporte, realizada em parceria com o Governo do Estado de Paraíba e com a Sociedade Brasileira de Computação junto a dezenas de universidades do País.

No Brasil, a principal forma dos interessados no evento participarem da competição é a Olimpíada Brasileira de Robótica, que têm inscrições na modalidade teórica abertas até o dia 15 de agosto pelo sitewww.obr.org.br

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.