Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dia Mundial da Amazônia: entenda a importância da floresta e como tema pode ser cobrado no Enem

Professores explicam o bioma e como ele é fundamental para os seres humanos; também destacam quais tópicos podem cair nas provas

Educação|Alex Gonçalves e Marcela Virgulino, do R7*

Maior bioma do mundo se encontra no Brasil e é rico em diversidade
Maior bioma do mundo se encontra no Brasil e é rico em diversidade Maior bioma do mundo se encontra no Brasil e é rico em diversidade

O Dia Mundial da Amazônia é celebrado nesta segunda-feira (5), uma data criada para conscientizar sobre a importância e a preservação da maior reserva natural do planeta. Centro das atenções do mundo, questões sobre a floresta costumam ser cobradas em vestibular e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Ivone Cafazzo, professora de geografia do Colégio Rio Branco da Granja Viana em São Paulo, explica que a Amazônio é um bioma de grande diversidade, tanto em espécies de animais como vegetação.

Leia também

"É uma floresta fechada de difícil acesso e com um clima muito úmido, região que chove diariamente", conta. Segundo a professora, tudo que ocorre na Amazônia pode interferir no país, inclusive no regime de chuvas das outras regiões do país. "Como o processo de evapotranspiração amazônia: a floresta transmite para atmosfera o vapor da água", diz.

Esse fenômeno dá origens aos rios voadores — toda água que evapora dos rios e da própria floresta são levadas por nuvens gigantes que carregam toda a umidade e as transformam em grandes volumes de chuvas pelas regiões.

Publicidade
Fenômeno dos rios voadores é registrado em imagem
Fenômeno dos rios voadores é registrado em imagem Fenômeno dos rios voadores é registrado em imagem

Ainda, de acordo com Cafazzo, o rio Amazonas e os seus afluentes têm um papel central para comunidade. "Boa parte do deslocamento é feito pelas via fluviais, os rios também fornecem o alimento por meio da pesca e as bacias são importantes para geração de energia."

Desmatamento

Um estudo realizado pela Universidade de Oklahoma e publicado pela revista científica Nature Sustainability, a Amazônia brasileira já perdeu cerca de 400 mil km² de floresta entre 2000 e 2017. A professora ainda explica que ações como a criação de gado e o cultivo de soja são fatores que contribuem para o desmatamento. “Como resultado do avanço da agricultura, os animais perdem o seu habitat, há destruição da flora, além da perda de renda da população local, que depende da floresta para tirar seu sustento", conclui.

Publicidade

Como a Amazônia pode ser cobrada no Enem?

O professor Pablo Lopez, do Anglo, explica que o principal é "entender a importância da floresta e o desmatamento desenfreado que vem ocorrendo ao longo dos anos". Ele destaca três práticas ilegais que podem ser cobradas tanto em vestibulares como no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): invasão de terras indígenas, unidades de conservação para a retirada ilegal de árvores e o garimpo. 

Já com relação às características da floresta, Lopez destaca que “costuma ser cobrado nos exames questões sobre a umidade da floresta e sua função no equilíbrio climático global", diz. 

Publicidade

Outro fator que merece receber atenção é o mercado internacional, que tem cada vez mais cobrado o Brasil para haver o controle de queimadas, do tráfico de drogas e madeira, e a destruição do bioma.“Muitos países podem deixar de comercializar com o Brasil por associarem os produtos agrícolas ao desmatamento, o que pode impactar na economia do país.”

*Estagiários do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.