Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dicas para não perder a hora e ser 'um atrasado do Enem'

Nesta quarta-feira (17), estudantes devem fazer o percurso até o local da prova para evitar sustos no dia do exame

Educação|Do R7

Estudantes chegam atrasados ao local de prova do Enem
Estudantes chegam atrasados ao local de prova do Enem Estudantes chegam atrasados ao local de prova do Enem (Eduardo Enomoto)

Para evitar susto ou atraso no dia do maior vestibular do Brasil, os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) devem fazer o percurso até o local da prova com antecedência. No domingo (21), os portões são abertos pontualmente ao meio-dia e fechados às 13h, e ninguém entra depois disso.

Para quem ainda não conferiu o local da prova, é hora de acessar a página do participante na internet ou checar o aplicativo. As informações estão disponíveis no cartão de confirmação. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame, orienta aos participantes a imprimir o documento e levá-lo no dia da prova.

"O cartão de confirmação informa número de inscrição, data, horário e local da prova. Também apresenta orientações para a realização do exame, bem como se o participante deve ser tratado pelo nome social ou se precisa de atendimento especializado, caso a solicitação tenha sido feita e aprovada", destaca o Inep.

[embed id="6193a28fcd77c0f3f7000082" author="Arte%20R7" dimensions="100" crop="" description="" title="" url="" namespace="images" image_with_link="false" link_name_image="" target_image="_self" size_amp="771x1220" device_type="mobile+desktop"]

Nesta semana, o candidato deve fazer o percurso até o local do exame e avaliar qual a melhor maneira de chegar: ônibus, metrô, carro ou a pé. É o momento de verificar se há algum tipo de interdição na via de acesso. Os participantes devem calcular o tempo gasto e, no dia do exame, sair de casa com uma margem de segurança para não ter atraso.

Publicidade

Como os portões se abrem ao meio-dia, vale chegar com pelo menos uma hora de antecedência, evitando a aglomeração na entrada.

[embed id="6193a28fcd77c0f3f7000083" author="Arte%20R7" dimensions="100" crop="" description="" title="" url="" namespace="images" image_with_link="false" link_name_image="" target_image="_self" size_amp="771x771" device_type="mobile+desktop"]

O Enem segue o horário de Brasília para a realização das provas. O estudante deve conferir o fuso horário da cidade onde fará o exame. Em municípios da Região Norte do Brasil as provas devem começar mais cedo.

Por fim, vale usar o bom senso e não marcar compromisso no dia do exame. Quem precisar de atestado para o trabalho deverá levar impressa a Declaração de Comparecimento, disponível no site do Inep.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.