Educação Do estudo do solo até ecologia marinha: conheça cinco profissões para quem ama natureza

Do estudo do solo até ecologia marinha: conheça cinco profissões para quem ama natureza

Opções incluem ainda Zoologia, Saneamento Ambiental e Oceanografia

Confira, abaixo, cinco exemplos de cursos de graduação para se especializar na área

Confira, abaixo, cinco exemplos de cursos de graduação para se especializar na área

Adobe Stock

Assim como o meio ambiente é vasto, as profissões para quem ama esse assunto também são diversas. Se preservação da natureza, ecossistemas, extinção de espécies, oceanos e mares, fauna e flora são assuntos que prendem a sua atenção, é possível que você esteja entre as pessoas com perfil para as áreas de Ciências da Natureza.

Entre algumas das muitas opções, há atividades nesse segmento voltadas para análise dos impactos ambientais, conservação da biodiversidade, planejamentos energéticos, preservação do solo e muito mais. Confira, abaixo, cinco exemplos de cursos de graduação para se especializar na área.

Ciências Biológicas
Para quem sonha em trabalhar com meio ambiente, o bacharelado em Ciências Biológicas pode ser uma opção. Com duração de cinco anos, o curso compreende o estudo da vida e possui diferentes oportunidades de atuação no mercado de trabalho. Quem é formado nessa graduação poderá atuar em áreas como:

- Zoologia;
- Ecoturismo;
- Controle de pragas;
- Microbiologia;
- Saneamento ambiental;
- Biologia de organismos aquáticos, entre outros.

Engenharia Ambiental
Já para quem sonha atuar especificamente na preservação do meio ambiente, uma das opções de curso é Engenharia Ambiental. A graduação é destinada para formação de pessoas aptas para: avaliação dos impactos de obras, planejamentos energéticos, elaboração de laudos técnicos, preservação do solo e uso racional da água, entre outras atividades. A duração média do curso é de cinco anos.

Ecologia
Profissionais formados em Ecologia recebem capacitação para avaliar e desenvolver ações capazes de reduzir desequilíbrios ambientais. Atuam ainda na busca por soluções para promoção da sustentabilidade ambiental e análise do impacto do homem sobre ecossistemas. Com duração média de quatro anos, o curso é uma excelente opção para quem busca profissões relacionadas à natureza.

Oceanografia
Outro exemplo que não poderia ficar de fora da lista é o curso de Oceanografia. Os apaixonados pelo estudo da ecologia marinha e curiosos sobre os processos que envolvem o funcionamento da vida nos oceanos devem considerar essa opção. Além de mares e oceanos, a área é voltada para o estudo de rios, lagos e zonas costeiras.

Geologia
Para fechar a lista de profissões para quem gosta de natureza, a indicação é o curso de Geologia. Aqueles que têm preferência por ciências da terra, o ensino inclui assuntos voltados, por exemplo, para crosta terrestre, vulcões, rochas, minerais e montanhas. A área permite desenvolver atividades em empresas de serviços ambientais, exploração mineral, engenharia geológica, além de outros.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Últimas