Educação SP amplia formação de servidores para a educação especial
Dirigentes e supervisores de ensino da rede estadual foram os primeiros a participarem do curso de aperfeiçoamento profissional
Educação|Do R7
A Seduc-SP (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) ampliou na última semana a formação sobre educação especial aos dirigentes e aos supervisores de ensino da rede estadual, os primeiros a participar do curso.
Somando as ações que ocorreram na capital, Ribeirão Preto e Sorocaba, mais de mil servidores foram contemplados, por meio da Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo).
Leia também
As atividades iniciaram com a recepção dos profissionais, convidados a vendar os olhos e entraram no auditório guiados por outras pessoas. Em seguida, cada um recebeu uma caixa e, com orientação dos formadores, passaram pelo exercício de identificar o conteúdo, sem olhar. Quando os participantes retiram a venda, foram estimulados a contar o que sentiram.
Além da sensibilização, o curso também apresentou conceitos da Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, publicada em 2021, e deu exemplos práticos de barreiras que precisam ser vencidas para que a escola se torne um ambiente verdadeiramente inclusivo.