Empresa brasileira construirá 100 escolas itinerantes na Costa do Marfim
Iniciativa oferecerá cursos profissionalizantes gratuitos à população que vive longe dos centros urbanos no país africano
Educação|Do R7
Uma ação social, idealizada pela Fast Engenharia, planeja construir 100 escolas itinerantes na Costa do Marfim, na África.
Objetivo é oferecer cerca de 12 cursos profissionalizantes gratuitos à população que vive longe dos centros urbanos e enfrenta dificuldade no acesso à educação no país africano.
A ação é uma parceria com o Ministério para a Promoção da Integração Social e da Juventude da Costa do Marfim. As 14 primeiras estruturas serão inteiramente financiadas pelo governo local e começarão a ser entregues em seis meses.
Leia também
De acordo com a Fast Engenharia, mais de 100 profissionais estarão envolvidos na realização do projeto até a disponibilização ao público. Os professores serão selecionados pelo ministério e poderão usar as unidades como residência provisória até a conclusão de cada curso.
As formações serão nas áreas de tecnologia da informação; carpintaria; corte e costura; mecânico de motocicletas; pedreiro, eletricista e encanador; agrofoods; indústria e manutenção de máquinas; gestão de microempresas; divulgação da pecuária agropastoril e sensibilização pesqueira; divulgação da conscientização sobre saneamento-ambiente-reciclagem; mecânica automotiva; e cozinha-catering-hotel.
As salas de aula serão instaladas em semirreboques construídos a partir de módulos parecidos com contêineres. A estrutura conta com isolamento nas laterais, painéis de isolamento térmico, iluminação em LED, ventiladores duplos, instalação hidráulica para sanitários e bancadas para estudo das disciplinas, podendo atender 30 alunos ao mesmo tempo.
Com relação à economia de energia e conforto, o interior das estruturas possui parede isolante contra frio e calor, dois banheiros externos, ventilação mecânica ou natural pelas janelas e quatro extintores de incêndio de espuma elétrica para a segurança dos alunos. Em unidades especiais, dependendo dos recursos da região, a empresa vai instalar 12 painéis solares para captação de energia sustentável ou geradores de 50KW.