Educação Enade teve participação de 89,6% dos inscritos

Enade teve participação de 89,6% dos inscritos

Inep deve divulgar o gabarito oficial das questões de múltipla escolha nesta quarta-feira (27). São avaliados 9 mil cursos de graduação

Estudantes chegam para a prova do Enade

Estudantes chegam para a prova do Enade

Antonio Cruz/ Agência Brasi

As provas do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2019 contaram com a participação de 89,6% dos estudantes habilitados.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)  compareceram 390.365 estudantes.

As provas foram realizadas em  1.217 locais de aplicação, em 1.063 municípios de todo o país. Serão avaliados cerca de 9 mil cursos de 29 graduações ofertadas por 1.953 instituições de educação superior. Durante a realização do exame, 179 participantes foram eliminados por descumprirem regras do edital do Enade.

Os estudantes de medicina e odontologia tiveram a maior taxa de comparecimento, 97,8% e 96,1% de presença, respectivamente. Outras áreas com índices acima da média nacional de comparecimento (89,6%) são fonoaudiologia, com 94,8%; engenharia de alimentos e medicina veterinária, ambos com 94,2%.

As provas chegaram dentro do horário previsto, em todos os locais de exame, por meio de 729 rotas de entrega. Ao todo, foram 3.522 malotes transportados em 789 contêineres.

Os participantes com inscrição homologada que não compareceram ao exame neste domingo devem fazer a solicitação de dispensa da prova para o coordenador de curso de sua instituição, de 2 de janeiro de 2020 a 5 de fevereiro. Fazer a prova ou justificar a ausência é obrigatório para a regularidade junto ao Enade. O concluinte que ficar irregular não cola grau, de acordo com as regras do edital. 

Gabaritos

Os gabaritos das questões de múltipla escolha serão publicados na quarta-feira, 27 de novembro, no portal do Inep. Os Cadernos de Provas de cada graduação também ficarão acessíveis na mesma data. No caso das questões discursivas das provas de formação geral e componente específico, a previsão de divulgação é para o início de março de 2020.

Cursos avaliados

Na edição de 2019, o exame avalia os cursos de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Provas

A prova do Enade é composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Em formação geral, são dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso; a parte de componente específico tem 30 questões, sendo 3 discursivas e 27 de múltipla escolha.

Enade

O exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e o Questionário do Estudante, respondido por 93,7% dos participantes. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.
 

Últimas