Enamed: 163 dos 351 cursos de medicina inscritos alcançaram excelência acadêmica
Entre inscritos, um curso não chegou a ser avaliado, pois não contou com o número mínimo necessário de estudantes para participar
Educação|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A primeira edição do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) avaliou 351 cursos de medicina em todo o país. Desse total, 163 alcançaram excelência acadêmica, com notas 4 ou 5 no Conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) — as mais altas possíveis.
Dos 163 cursos com as melhores notas, 114 graduações obtiveram conceito 4, enquanto 49 cursos atingiram o conceito 5, a nota máxima.
Os dados foram divulgados em 19 de janeiro último, e as notas 1 e 2 são consideradas não proficientes pelo MEC (Ministério da Educação).
Leia mais
A pasta criou o Enamed para avaliar se os concluintes dos cursos de medicina no Brasil adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas DNCs (Diretrizes Curriculares Nacionais) para exercer a profissão. Após essa primeira edição, o exame deverá ocorrer anualmente.
O foco é avaliar a qualidade do ensino superior na área de medicina e verificar quem será um “profissional minimamente competente”, segundo o critério adotado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pela condução da prova. A nota de corte para essa classificação é de 60 pontos.
Fique por dentro das principais de educação no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp









