Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação
Publicidade

Encceja 2022: inscrições terminam amanhã (4) 

Avaliação será aplicada em agosto; confira como se preparar para a prova

Educação|Do R7 Bolsas de Estudo


As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 terminam neste sábado, dia 04. A avaliação tem como foco os brasileiros que não concluíram o ensino fundamental e médio em idade apropriada e querem o certificado de conclusão nesses cursos. As provas serão aplicadas em 28 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal. As inscrições devem ser feitas na página do Encceja.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita. Para se inscrever, o estudante precisa ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. As provas do exame avaliam as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos para medir se estão aptos ou não para obter os diplomas para a educação básica.

Os inscritos podem contar com diferentes materiais gratuitos na preparação para a prova. No site do Ministério da Educação (MEC), por exemplo, há materiais de estudos, provas, gabaritos e resultados das últimas edições. Também é possível encontrar diversos conteúdos gratuitos na internet, como no site do Educa Mais Brasil, que tem todas as disciplinas e assuntos que ajudam estudantes na hora dos estudos.

Abaixo, confira as principais informações sobre o Encceja 2022

Publicidade

O que é o Encceja?

É uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criada em 2002 com o objetivo de certificar os brasileiros que não conseguiram concluir o ensino fundamental e médio na idade adequada. Podem participar brasileiros jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior. Há ainda as provas direcionadas paras as pessoas privadas de liberdade que também não terminaram os seus estudos na idade apropriada, o Encceja Nacional PPL.

Publicidade

Para obter a certificação do ensino fundamental por meio do Encceja, os candidatos precisam ter a idade mínima de 15 anos completos no dia de realização do exame; já para o ensino médio é exigida uma idade mínima de 18 anos completos na data de realização do exame.

A inscrição do Encceja é gratuita?

Sim, ao contrário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que possui uma taxa de participação no valor de R$ 85, para participar do Encceja não há o pagamento de taxas. A participação é 100% gratuita e voluntária, necessitando apenas da inscrição por parte do candidato.

Como são as provas do Encceja?

As provas – tanto para o ensino fundamental, quanto para o ensino médio – são aplicadas em único dia. Na edição de 2022, a avaliação está marcada para o dia 28 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal.

O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, nas áreas de: Ciências Naturais; Matemática; Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física; e História e geografia, além de uma redação que deve ser desenvolvida no gênero dissertativo-argumentativo com um tema pautado em relevância social, cultural ou política.

A certificação é dada ao candidato que alcançar uma pontuação mínima de 100 (cem) pontos em cada prova, já a redação tem a pontuação de 0 a 10 e para o candidato ser aprovado precisa atingir pelo menos 5 (cinco) pontos.

Como se preparar para o Encceja?

Os inscritos podem contar com diferentes materiais gratuitos na preparação para a prova. No site Inep, por exemplo, há materiais de estudos, provas, gabaritos e resultados das últimas edições.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.