Encceja PPL: detentos de todo o país fazem provas hoje e amanhã; saiba consultar o gabarito
Exame dá certificado àqueles que não concluíram ensino fundamental e médio na idade regular
Educação|Agência Brasil

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob Medida Socioeducativa que incluam privação de liberdade, o Encceja PPL 2023, serão aplicadas nesta terça (17) e quarta-feira (18) para o ensino fundamental e médio, respectivamente, nas unidades indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa.
O gabarito poderá ser acessado em breve no site do Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
O exame é realizado desde 2002 em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio.
A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
Segundo o Inep, os exames do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade que as provas do Encceja regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.
VEJA MAIS: Enem 2023: apoio emocional e metas realistas estão entre as 7 dicas para a reta final de estudos
A pedido do R7, o professor e biólogo Paulo Jubilut, que possui um canal com mais de 3,3 milhões de inscritos no YouTube, separar sete dicas para motivar os estudantes, a poucos meses da maratona de provas. Suporte emocional e metas realistas estão ent...
A pedido do R7, o professor e biólogo Paulo Jubilut, que possui um canal com mais de 3,3 milhões de inscritos no YouTube, separar sete dicas para motivar os estudantes, a poucos meses da maratona de provas. Suporte emocional e metas realistas estão entre as suas sugestões. Carlos Pirovani, CEO da plataforma de educação Estuda.com, completa pedindo que os alunos conheçam o formato das provas, praticando com exames anteriores. Confira a seguir:


















