Educação Encontro virtual reúne escritoras do Brasil e de Moçambique

Encontro virtual reúne escritoras do Brasil e de Moçambique

Conceição Evaristo e Paulina Chiziane falam sobre as obras publicadas, vida e 'escrevivências' em um bate-papo no Youtube

(Da esquerda pra direta) A brasileira Conceição Evaristo e a moçambicana Paulina Chiziane

(Da esquerda pra direta) A brasileira Conceição Evaristo e a moçambicana Paulina Chiziane

Foto André Seiti/ Soico Televisão STV

Um encontro que será realizado pelo Youtube na próxima segunda-feira (29), irá reunir a escritora brasileira Conceição Evaristo e a moçambicana, Paulina Chiziane. Organizado pelo Itaú Cultural, o evento ocorre a partir das 15h no canal do Youtube e no site.

No dia em que Conceição celebra os 75 anos, elas se reúnem para falar e trocar impressões sobre as obras publicadas, vida e “escrevivências”, termo usado pela aniversariante para definir a escrita que nasce das vivências, vivendo para narrar, narrando o que vive.

Conceição já foi homenageada em mostra da série Ocupação, realizada pelo Itaú Cultural, em 2017, acompanhada de publicação organizada especialmente para esta mostra e na Olimpíada de Língua Portuguesa do Itaú Social, realizada em parceria com o MEC (Ministério da Educação). Em 2019, ela foi eleita personalidade literária do Prêmio Jabuti, do qual recebeu premiação em 2015 pelo livro Olhos D’água.

Já Paulina conquistou o Prêmio José Craveirinha, em 2003, com o livro Niketche: uma história de poligamia. E também recebeu o Prêmio Camões de Literatura, atribuído desde 1988 a autores que contribuíram para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. É a primeira mulher africana a receber esta premiação. 

A escritora Chiziane cresceu nos subúrbios da capital de Moçambique, Maputo, anteriormente chamada Lourenço Marques. Atualmente, vive e trabalha na Zambézia, província situada na região central de Moçambique, a 1,6 mil km da capital do país.

Foi a primeira mulher a publicar um romance em Moçambique, iniciou a atividade literária em 1984, com contos publicados na imprensa local. Em 2016, anunciou o abandono da escrita, cansada das lutas travadas ao longo da sua carreira. 

Veja onde encontrar todas as referências a Conceição no Itaú Cultural:

Serviço
Encontro com Conceição Evaristo e Paulina Chiziane
Dia 29 de novembro, às 15h

Últimas