Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação
Publicidade

Enem 2021: veja o gabarito extraoficial do 1º dia de prova

Professores do cursinho Anglo Leonardo da Vinci dão a resolução das questões. Gabarito oficial sairá só após o 2º dia de exame 

Educação|Do R7

Professores do cursinho Anglo Leonardo da Vinci dão a resolução das questões do primeiro dia do Enem 2021. O gabarito abaixo é extraoficial. O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo Inep depois do segundo dia de provas, que será no próximo domingo (27). Veja:

No site do Anglo Leonardo da Vinci você também pode acompanhar o gabarito e a resolução das questões.

O que caiu na prova

A prova do primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve uma questão que usou um trecho da canção Admirável Gado Novo, do compositor Zé Ramalho, além de perguntas sobre meio ambiente e cultura indígena, e uma charge do Henfil. Os candidatos têm até as 19h deste domingo (21) para responder a 90 questões de linguagens e ciências humanas, e produzir uma redação com base no tema "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

Publicidade

Veja os comentários sobre a prova feitos pelo professor Wagner Venceslau, coordenador do Anglo Leonardo da Vinci:

Comentário geral: "A prova do Enem em 2021 deu bastante destaque aos conhecimentos próprios da Sociologia. O estilo da prova deu continuidade as anteriores, pois foi temática. Questões como, encarceramento em massa, patrimônio cultural, desigualdade social, relações de trabalho e a questão indígena tiveram destaque. Seria necessário que o estudante tivesse domínio sobre Cidadania, Democracia, Diversidade Cultural e Desigualdade Multidimensional. Tendo essas categorias em vista, podemos aferir que a prova exigiu diversidade de repertório e domínio de conceitos que são trabalhados ao longo do ensino médio e que já estão previstos na Base Nacional Curricular Comum, mas, de maneira geral, foi uma prova mediana".

Publicidade

Linguagens e Códigos: "Apesar das especulações, a prova deste ano manteve seu caráter crítico-reflexivo, abordando temas como racismo, holocausto, crise hídrica e variação linguística. Houve, porém, predominância de questões sobre estratégias argumentativas e estruturais do texto, em detrimento de questões pautadas em análises discursivo-ideológicas. Manteve-se, também, a proposição da leitura e interpretação de gêneros textuais diversos".

Ciências humanas: "As questões de Filosofia exigiam do aluno muito atenção, principalmente aos comandos das questões. Os temas foram variados, houve questões dos filósofos mais tradicionais, que voltaram a aparecer na prova, como Sócrates, Descartes e Nietzsche; e, também cobraram questões interpretativas que exigiam bom vocabulário e conhecimento da história da filosofia."

Publicidade

"Diferente do ano anterior, o Enem de 2021 apresentou as questões de Geografia com forte concentração na área de Geografia Humana. Com predomínio de textos, a interpretação foi determinante para a resolução por parte dos estudantes. Nota-se o baixo número de questões envolvendo os temas pertencentes à Geografia Física e assuntos voltados aos problemas ambientais."

"Nas questões de História havia bastante interpretação de textos, poucas imagens e nenhum gráfico. Predominaram questões sobre História do Brasil com destaque para os temas relacionados à escravidão e a era Vargas. Em História Geral chamou atenção a ausência de questões da Época Contemporânea e o predomínio as questões de Idade Média."

Candidatos chegam para fazer a prova do Enem
Candidatos chegam para fazer a prova do Enem Candidatos chegam para fazer a prova do Enem

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.