Enem 2022: primeiros participantes começam a deixar o local do exame
Estudantes comentam a prova; candidatos podem acompanhar a correção e o gabarito extraoficial no R7 a partir das 18h30
Educação|Ana Luiza Pêgo, do R7*
Os primeiros participantes começam a deixar o local de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (13), o primeiro dia de exame. Os estudantes têm até às 19h para responder a 90 questões de linguagens e ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e ainda produzir uma redação a partir do tema Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame, os candidatos só podem sair do local de exame com o caderno de questões meia-hora antes do término da prova.
Leonardo Simões, de 24 anos, foi um dos primeiros a sair da prova, pouco mais de duas horas depois do início do exame.
A grande surpresa para ele foi o tema da redação. "Confesso que não esperava falar de povos tradicionais. Pensei em saúde, por conta da pandemia, até política, mas esse tema não tava nos planos, realmente"
"Achei a prova um pouco difícil, principalmente língua portuguesa. Acredito que semana que vem eu vou até melhor, treinei mais matemática, revisei mais." Esta foi a primeira vez que Leonardo participa do Enem, mas não sabe ainda o curso que pretende fazer. "Estou entre algo ligado à tecnologia, áudio e vídeo ou enfermagem, mas por conta da família acho que fico com enfermagem."
Para terminar logo a prova, Leonardo adotou a seguinte estratégia: "ler as perguntas antes dos textos de apoio, depois lia já sabendo o que procurar.
Sophia Cerdeira, 16 anos, deixou o local do exame confiante. A estudante fez a prova como treineira e pretende cursar medicina. "Para um teste, eu acho que fui muito bem. Achei a prova boa e gostei do meu desempenho."
Ela não se assustou com as 90 questões e nem mesmo o tema da dissertação. "Redação é uma área que eu domino e estudo bastante, então não tive muita dificuldade para escrever."
"Achei uma prova mais fácil, sem grandes surpresas. Precisa de muito foco e atenção, mas mesmo assim acho que foi um Enem mais tranquilo," avalia Amanda Kelly, 17 anos.
"Estudei muito, me preparei de verdade, então pode ser por isso que terminei rápido a prova." Para ela, a prova de ciências humanas mais trabalhosa do que a de linguagens.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Karla Dunder