Enem 2023: na última semana para se inscrever, saiba tudo a que a nota do exame pode dar direito
Pontuação é a principal porta de entrada no ensino superior e é essencial para conquistar uma vaga em programas do governo
Educação|Mariana Pacheco*, do R7
Termina na próxima sexta-feira, dia 16, o período de inscrições para o Enem 2023, que será aplicado em novembro. Mas você sabe como utilizar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio?
A prova é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, já que classifica os alunos para a entrada em universidades, além de ser critério para a obtenção de bolsas de estudo, financiamento estudantil e até de vagas no exterior.
Sisu
Por meio das notas obtidas no Enem, o MEC (Ministério da Educação) delega ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a responsabilidade de fazer o processo de seleção das vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, conforme determinação da Lei de Cotas, número 12.711, de 2012.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
O estudante se inscreve no sistema eletrônico de forma gratuita e seleciona até duas opções de curso. Se com a sua pontuação não conseguir nenhuma das duas, o candidato poderá entrar em uma lista de espera. Veja o cronograma:
- Inscrições: de19 a 22/6
- Resultado da chamada regular: 27/6
- Matrícula de chamada regular: de29/6 a 4/7
- Prazo para participar da lista de espera: de27/6 a 4/7
- Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 10/7
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concede financiamento a estudantes em cursos superiores privados, com condições especiais que consideram a renda familiar do candidato. A seleção também é feita com base na nota do Enem.
Para solicitar o benefício, o aluno deve ter obtido média igual ou maior do que 450 pontos e nota maior ou igual a 400 na redação. A renda familiar mensal não pode ser maior do que três salários mínimos por pessoa. Veja as datas:
- Complementação da inscrição postergada: de 14 a 16/6
- Inscrições: de4 a 7/7
- Resultado: 11/7
- Complementação das informações da inscrição: de12 a 14/7
- Convocação da lista de espera: de18/7 a 29/8
ProUni
Já o Programa Universidade Para Todos (ProUni) utiliza o resultado do Enem para oferecer bolsas de estudos, integrais ou parciais, em instituições privadas de educação. Confira o calendário:
- Consulta de bolsa: 26/6
- Inscrições: de27 a 30/6
- Resultado da 1ª chamada: 4/7
- Comprovação de informações da 1ª chamada: de4 a 7/7
- Resultado da 2ª chamada: 24/7
- Comprovação de informações da 2ª chamada: de27/7 a 3/8
- Prazo para participar da lista de espera: 14 e 15/8
- Divulgação de lista de espera: 18/7
- Comprovação de informações da lista de espera: de 21 a 28/8
Nota do vestibular
Diversas faculdades e universidades particulares também utilizam a nota do Enem como um critério de ingresso alternativo aos seus próprios vestibulares. Com isso, os estudantes podem poupar o dinheiro da taxa do processo seletivo e ainda pleitear uma bolsa, caso suas pontuações sejam boas.
Estudo no exterior
Outra possibilidade com a nota do Enem é estudar em Portugal. Por meio de acordos entre o Brasil e o país europeu, algumas universidades portuguesas aceitam a nota do exame como um dos critérios de admissão.
Em 2023, 51 instituições fazem parte desse programa. Bons exemplos são as tradicionais universidades de Coimbra, do Porto e de Lisboa. Para participar, é necessário realizar uma candidatura específica em cada uma delas e ficar atento aos critérios necessários.
Estão aptos a aproveitar as notas do Enem para estudar em Portugal apenas os brasileiros que tenham concluído o ensino médio no Brasil e que não tenham nacionalidade portuguesa nem de outro membro da União Europeia. O candidato também não pode residir legalmente há mais de dois anos de forma ininterrupta em Portugal.
Passo a passo para se inscrever no Enem 2023
A inscrição do Enem vai até o dia 16 de junho. Ela acontece totalmente online, na página do participante do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), por meio do login do Gov.br. Saiba como fazer:
- Acesse a página do participante
- Faça o login por meio do Gov.br. Se não tiver cadastro, basta criar um e retornar à página do participante
- Clique em "inscrição"
- Siga as instruções para completar a etapa de segurança do Inep
- Informe os dados pessoais para a inscrição (CPF, data de nascimento, sexo, cor, raça, estado civil, nacionalidade, naturalidade e CEP)
- Se não precisar de nenhum atendimento especializado, clique em "não preciso"
- Se precisar de atendimento especializado, clique em "preciso" e informe a sua condição, necessidade ou deficiência. O sistema vai dizer quais são os recursos disponíveis. Além disso, será necessário anexar documentos que comprovem a necessidade de atendimento
- Se preciso, escolha a língua estrangeira. Estarão disponíveis inglês e espanhol
- Informe a sua escolaridade. Aqueles que escolherem as opções "estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano" ou "não estou cursando e não concluí o ensino médio" participarão como treineiros
- Preencha o questionário socioeconômico de 25 perguntas
- Informe o celular e o email, necessários caso o Inep precise entrar em contato
- Escolha a cidade e o estado em que deseja realizar a prova. Não é possível escolher o local (escola), apenas o município
- Confirme seus dados ao clicar em "confirmo a opção de língua estrangeira, modalidade e município de prova para a realização do exame"
*Sob supervisão de Vivian Masutti
VEJA TAMBÉM: Da branca à preta: professor cria estratégia de estudo que divide vestibulandos em faixas marciais