Enem 2023: celular ligado pode eliminar o candidato; veja tudo o que causa desclassificação
Estudantes serão submetidos a revista eletrônica obrigatória antes da prova e deverão desligar todos os aparelhos
Educação|Agência Brasil
Para ter sucesso na realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, é preciso, além de estudo, prestar atenção às exigências e às proibições estabelecidas pelo edital para não correr o risco de ser eliminado no dia da prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabelece todos os anos uma série de regras a serem cumpridas pelos candidatos no dia da avaliação.
Como ocorre desde 2017, o exame será realizado em dois domingos consecutivos — antes, era aplicado em um único fim de semana, no sábado e no domingo. Em 2023, será nos dias 5 e 12 de novembro.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Será eliminado do Enem o participante que se comunicar de qualquer forma com outra pessoa que não seja o aplicador da prova ou utilizar livros, notas e papéis durante a aplicação do exame. Também não pode registrar nem divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame.
Sair da sala de provas a partir das 13h sem o acompanhamento de um fiscal ou ir embora do local antes de terem passado duas horas do início do exame também pode eliminar o candidato. O mesmo vale para quem iniciar as provas antes das 13h30 ou da autorização do aplicador.
Ao ingressar na sala de provas, o candidato deverá guardar no envelope porta-objetos todos os seus pertences, como óculos escuros, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, chaves e qualquer equipamento eletrônico (que deverá estar desligado).
Quem não seguir essa regra também pode ser eliminado da prova. Se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado.
No dia da prova, os candidatos serão submetidos a uma revista eletrônica. Objetos e lanches também serão vistoriados. A recusa sem justificativas dessas vistorias pode ser motivo de eliminação. Também é preciso prestar atenção aos documentos exigidos, pois a permanência no local de prova sem documento de identificação válido pode eliminar o candidato.
VEJA MAIS: 30 dias para o Enem: confira dicas de especialistas para planejar sua reta final de estudos