Enem 2024: confira os documentos aceitos nos dias do exame
Documentos digitais serão aceitos apenas se apresentados pelo aplicativo oficial
Educação|Do R7
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será realizado nos dois primeiros domingos de novembro, dias 3 e 10. Para a realização do exame, os participantes devem se atentar aos documentos aceitos para identificação nos locais de prova. Confira abaixo a lista de documentos válidos divulgada pelo governo federal:
- Registro Geral (RG);
- e-Título;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Carteira de Identidade Nacional (CIN);
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997.
Atente-se, pois os documentos digitais só serão aceitos se apresentados via aplicativo do governo federal, o Gov.br.
A fim de garantir mais segurança ao exame, não será mais aceita a apresentação do Boletim de Ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos.
Para o participante estrangeiro, é obrigatória a apresentação de um dos documentos de identificação oficial e original com foto descritos a seguir:
- Passaporte;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
- Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Portaria nº 11.264, de 24 de janeiro de 2020;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata a Portaria nº 11.264, de 24 de janeiro de 2020;
- Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente, emitido por estado que seja parte ou associado ao Mercosul, nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados.
O Enem é o maior vestibular do país e tem como principal objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Criado em 1998, o exame foi adaptado ao longo dos anos e passou a ser utilizado como um dos principais mecanismos de acesso à educação superior.
Neste ano, as provas serão aplicadas em mais de 1.700 municípios, em 140 mil salas. A edição tem mais de 5 milhões de candidatos inscritos, maior número desde 2020.