Enem 2025: entenda por que questões mais fáceis devem ser feitas primeiro
Segundo dia de prova acontece neste domingo (16); nota pode ficar mais baixa caso ‘chutes’ sejam identificados pelo sistema de correção, explica professor
Educação|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A segunda parte da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece neste domingo (16). E, segundo Wellington Campos, autor de Química do Sistema de Ensino pH, é importante não só saber como manejar o tempo para fazer todas as questões, mas também quais tipos de exercício devem ser resolvidos primeiro.
Em entrevista ao News das 19h, ele destaca: “Como a nota do Enem é dada pela TRI (Teoria de Resposta ao Item), se o sistema vê que o aluno errou questões fáceis e acertou questões difíceis, estatisticamente é possível que ele tenha chutado aquela questão, então a nota dele fica mais baixa”.
leia mais
Ou seja, o estudante se beneficia ao fazer as questões mais fáceis primeiro e depois passar para as médias e difíceis, garantindo mais chances de “coerência nos acertos”, diz.
“O aluno precisa integrar e mobilizar o conhecimento para poder ler gráficos, interpretar tabelas, retirar dados de ilustrações, porque a prova do Enem é rica nesse tipo de recurso”, explica Campos.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
