Enem: prova sem frase do caderno no cartão-resposta será corrigida
Identificação biométrica e nome no caderno de questões impedem fraude
Educação|Raphael Hakime, do R7
Os candidatos que se esqueceram de transcrever a frase do caderno de questões para o cartão-resposta do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no último domingo (5), terão sua prova corrigida normalmente.
A decisão foi divulgada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nesta quinta-feira (9).
A organização da prova informou que essa mudança só foi possível porque os novos mecanismos de segurança do Enem — como a prova personalizada, implantada neste ano, e a coleta do dado biométrico, desde 2016 — podem ser combinados para cumprir a função da transcrição da frase.
De acordo com o Inep, a função da frase era permitir a verificação grafológica, com o objetivo de checar se o autor da redação era realmente a pessoa inscrita. Porém, com o dado biométrico, a PF (Polícia Federal) pode checar todas as digitais. E a prova personalizada impede a troca de cadernos de questões.
A organização do exame destacou, porém, que não interrompeu a necessidade da transcrição da frase no cartão-resposta. Por isso, todos os participantes que forem às provas no próximo domingo (12) deverão ficar atentos às orientações na capa do Caderno de Questões e transcrever a frase.
"A decisão pela correção dos participantes que se esqueceram da transcrição é uma decisão extraordinária. Tal medida, em caráter excepcional, visa evitar qualquer tipo de prejuízo ao participante que, por esquecimento, deixou de transcrever a frase", finalizou o Inep.