Coesão contextual: o que é e como aplicar à sua Redação

Para garantir a entrega de uma mensagem clara ao examinador, é preciso dominar os mecanismos que conectam as ideias dentro do texto

Saiba como amarrar as ideias para garantir o perfeito entendimento do examinador do Enem

Saiba como amarrar as ideias para garantir o perfeito entendimento do examinador do Enem

Pixabay

Você sabe qual é a importância da coesão em uma produção de texto? Ela é a conexão que permite amarrar ideias e transmitir com eficiência uma mensagem ao leitor. Sua função é manter a coerência da narrativa para garantir o entendimento e, para que isso ocorra de maneira fluida, alguns recursos linguísticos são necessários.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA COESÃO TEXTUAL NA CONSTRUÇÃO DA REDAÇÃO?

São eles: advérbios, pronomes, conectivos, entre outros. Eles determinam a transição de uma ideia para outra, estabelecem a harmonia ao longo do texto e promovem a compreensão geral da Redação. A coesão pode ser por referência, por substituição ou acontecer por meio do uso de palavras de transição. Assista ao vídeo na íntegra, anote as técnicas e dicas necessárias para desenvolver um bom texto e não deixe de enviar a sua Redação para a equipe de profissionais da plataforma. A correção é gratuita, basta escolher um entre os dez temas propostos e enviar pelo formulário.

Acesse aqui o formulário para enviar sua Redação:

Últimas