Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Esquenta Enem Cruzeiro do Sul Virtual
Publicidade

Fuga e tangência ao tema prejudicam redação do Enem

Para evitar isso é preciso se atentar à fase temática e interpretar o que ela pede

Esquenta Enem Cruzeiro do Sul Virtual|Do R7 Conteúdo e Marca

Atenção para não fugir ao tema
Atenção para não fugir ao tema Atenção para não fugir ao tema

Começou a contagem regressiva para o Enem, que tem início neste domingo (17). E a primeira prova será a de redação. O professor Rodrigo Bezerra lembra que é muito comum fugir do tema. “A fuga do tema ocorre quando o candidato escreve um texto que não traz nenhuma referência à frase temática da redação. Para evitar que isso ocorra, você precisa ter uma boa interpretação da proposta”, explica.

Parece incrível, mas a “fuga do tema” é a situação que mais leva à nota zero segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Tem gente que não foge totalmente do tema, mas aborda o assunto de forma incompleta. Nesse caso, os corretores vão considerar como “tangenciar o tema”. Assim, o candidato pode não zerar na redação, mas a nota vai cair bastante.

Para ter mais dicas para evitar fugir do tema, veja o vídeo da aula 8 do professor Rodrigo Bezerra. E mande sua redação.

Quer saber como vocês está? Aproveite o projeto Esquenta Enem, uma parceria da faculdade Cruzeiro do Sul Virtual e do R7 com o portal Redação Interativa para testar sua escrita. Sua redação será corrigida nos mesmos moldes do Enem e os professores apontarão onde você pode melhorar. vai lá, ainda dá tempo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.