Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dando 'corpo' à redação: os parágrafos do desenvolvimento

A esta altura você á deve estar craque em redação, mas aqui vão mais algumas dicas que poderão ajudar na busca pela nota 1.000

Esquenta Enem Cruzeiro do Sul Virtual|Patrícia Büll, do R7 Conteúdo e Marca

O parágrafo de desenvolvimento deve ser dividido em mais de um período
O parágrafo de desenvolvimento deve ser dividido em mais de um período O parágrafo de desenvolvimento deve ser dividido em mais de um período

Neste domingo (17) começa o Enem. E nesta última videoaula da temporada, o professor Rodrigo Bezerra aborda o parágrafo do desenvolvimento da redação – primeira prova do dia. A primeira dica é construir os parágrafos com mais de um período. “Nada de fazer um período único, pois você pode perder pontos na estrutura da redação”, explica Rodrigo.

Mas, o oposto total também deve ser evitado: não use período muito curtos, com quatro ou cinco palavras. Assim como na vida, equilíbrio é a palavra de ordem. É importante também que exista coesão entre os períodos dentro do mesmo parágrafo: para isso, use um elemento de articulação. Nesta videoaula o professor Rodrigo apresenta alguns exemplos desses elementos.

Para o professor de Língua Portuguesa e Redação é importante ficar atento e pensar no desenvolvimento da redação tão logo saiba o tema. Além disso, estruture bem os parágrafos de desenvolvimento. “Em um parágrafo bem estruturado você afirma, prova e conclui – essa é a premissa básica”, diz Rodrigo. Ele reconhece que existem outras formas de desenvolver o parágrafo, mas pontua seguindo esse raciocínio, fica mais fácil atender as cinco competências exigidas para não zerar na redação.

Se você ainda tem dúvidas, mande sua redação para que seja corrigida por professores especialistas no Enem. Eles irão devolver com comentários de onde você precisa ficar atento. Escolha um dos dez temas disponibilizados pelo projeto Esquenta Enem, uma parceria da faculdade Cruzeiro do Sul Virtual e do R7 com o portal Redação Interativa, escreva e e mande. Ainda tá tempo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.