Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enem: Veja como planejar sua redação

Ela é corrigida por competências. Aqui você aprende um pouco mais sobre a terceira, que está relacionada ao planejamento do texto

Esquenta Enem Cruzeiro do Sul Virtual|Do R7

A redação do Enem é avaliada por competências, fique atento
A redação do Enem é avaliada por competências, fique atento A redação do Enem é avaliada por competências, fique atento

O planejamento do texto é mais uma das competências que será avaliada na redação do Enem. O professor de Língua Portuguesa e Redação Rodrigo Bezerra lembra que, desde 2018, a Cartilha do Participante do Enem orienta que o participante “reúna todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema e depois selecione as que forem pertinentes para a defesa do seu ponto de vista”. Isso diz respeito à Competência III: planejamento.

Atenção aos verbos da Competência III
Atenção aos verbos da Competência III Atenção aos verbos da Competência III

Cada um dos quatro verbos destacados tem um significado, que você pode entender melhor no vídeo do professor Rodrigo.

O vídeo traz também um exemplo de redação nota 1.000 do Enem, mostrando o que é um “parágrafo padrão”. O professor Rodrigo explica que em técnica redacional, parágrafo padrão é aquele que começa com uma introdução, desenvolvimento e conclusão. “Essa é a forma de manter a coerência do texto”, diz.

Para ter mais dicas sobre redação, escolha um dos dez temas disponibilizados pela Cruzeiro do Sul Virtual e mande para o Redação Interativa. Professores especializados no Enem vão corrigir seu texto e devolver com comentários, dentro dos mesmos critérios exigidos no Enem.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.